Ouça aqui:

Clima atual

Goioerê/PR

--º

--º

COTIDIANO

26 mil paranaenses ja são inscritos na CNH Social

Em menos de uma semana, 26.038 paranaenses já se inscreveram no primeiro edital do CNH Social. Os dados são do Detran Paraná e foram atualizados na manhã desta quarta-feira (18). O programa oferece aulas gratuitas de...

Redação 104 News

Redação 104 News

26 mil paranaenses ja são inscritos na CNH Social

Compartilhe:

Em menos de uma semana, 26.038 paranaenses já se inscreveram no primeiro edital do CNH Social. Os dados são do Detran Paraná e foram atualizados na manhã desta quarta-feira (18). O programa oferece aulas gratuitas de direção. Também isenta os candidatos de todas as taxas. Isso vale para exames teóricos e provas práticas.

Vagas

Neste primeiro edital, são 4 mil vagas. As inscrições seguem até 16 de março. A modalidade aberta é a Habilita. Ela é voltada para a primeira carteira. O candidato pode escolher categoria A (moto) ou B (carro).

De acordo com o diretor-presidente do Detran Paraná, Santin Roveda, as vagas seguem uma organização específica. Segundo ele, as oportunidades contemplam todos os 399 municípios do Estado. Além disso, a distribuição ocorre em 5 macrorregiões. São elas: Curitiba, Guarapuava, Londrina, Maringá e Cascavel.

Inscrição

A inscrição é feita apenas pelo site oficial. O portal foi desenvolvido pela Celepar. Lá, o candidato acompanha todas as etapas. Isso inclui aulas, biometria, exames e emissão do documento.

Quem escolher a categoria B já recebe a carteira com a observação EAR. Isso permite exercer atividade remunerada. Facilita para quem pretende trabalhar com o veículo.

Criação

O programa foi criado por lei sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. A assinatura ocorreu em novembro de 2025. O Detran lançou o primeiro edital na última quinta-feira.

Requisitos

Para participar, é preciso:

  • Renda familiar de até 3 salários mínimos
  • Morar no Paraná há pelo menos 12 meses
  • Estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal

Não podem participar pessoas com a carteira suspensa ou cassada.

Reserva de vagas

Do total de vagas:

  • 10% para estudantes da rede pública estadual
  • 10% para mulheres
  • 5% para pessoas com deficiência

Depois da divulgação da lista final, o sistema distribui os candidatos. Nessa etapa, a escolha é aleatória. Em seguida, o sistema encaminha os aprovados para autoescolas e clínicas credenciadas. Todo o processo ocorre na própria cidade do candidato.

Credenciamento

O Detran também abriu edital para credenciar autoescolas. Elas precisam ter interesse em participar do programa.

Neste primeiro momento, o candidato realiza apenas a inscrição no site. Por enquanto, não é possível escolher a autoescola. Isso porque a definição acontece somente após a divulgação da lista de aprovados. De acordo com o Detran, a previsão é que isso ocorra no final de março.

Santin Roveda orientou os candidatos sobre os próximos passos. É importante acompanhar o site oficial. Lá, sairão todas as informações atualizadas.

Compartilhe:

Links úteis

Participe do nosso grupo no WhatsApp

Siga-nos nas Redes sociais

MAIS LIDAS