O empreendedorismo feminino em laboratórios de saúde está cada vez mais em evidência e, em Goioerê, esse movimento ganha um rosto inspirador: Dra. Adriana Gouveia. Você já parou para pensar na garra de uma mulher que, além de manter um negócio familiar com quatro décadas de história, também impulsiona a empresa para o futuro enquanto equilibra as tarefas de mãe e esposa? Pois bem, essa foi a história compartilhada no quadro ‘Qual é o seu negócio?’ do programa Almanaque, da 104 FM, e que agora trazemos, em primeira mão, para o 104.news. Assim, conheça a trajetória de Adriana, bioquímica à frente do Laboratório Gouveia, que mostra, na prática, como paixão, dedicação e humanidade são ingredientes essenciais para o sucesso no empreendedorismo feminino.
A trajetória do Laboratório Gouveia é, sem dúvidas, um verdadeiro legado de empreendedorismo familiar e inovação. Tudo teve início há 40 anos, quando o Dr. Osvaldo Gouveia decidiu empreender e fundar seu próprio negócio na área da saúde. Desde então, Adriana acompanhou de perto os pais construindo esse sonho e, consequentemente, foi nutrindo sua paixão pelo universo laboratorial.
No entanto, antes de assumir de vez o comando, Adriana optou por trilhar seu próprio caminho. Ela buscou experiência trabalhando em outro grupo de laboratórios, em Maringá, compreendendo que adquirir vivências externas seria fundamental para enriquecer sua gestão. Após esse período, o destino, e a vontade de contribuir para o futuro da empresa, a trouxeram de volta ao negócio da família. Hoje, ela relembra, com carinho, que já aos 10 anos “estava lá no laboratório”, se encantando pela microscopia e pelo cuidado com as células: “Fui me apaixonando por aquilo”, divide Adriana.
Ao assumir a responsabilidade técnica e a gestão do laboratório, Adriana não apenas manteve o legado do pai, como também promoveu a expansão do negócio. “Ele foi me preparando. Foi meu professor. Aliás, meu principal professor”, contou, emocionada, durante o bate-papo na 104 FM. Por isso, a conexão entre pai e filha fez com que a transição fosse natural; o que era apenas um laboratório promissor, tornou-se, sob sua liderança, um verdadeiro centro de referência em saúde na região.
O Laboratório Gouveia de hoje é prova de que a tradição pode caminhar lado a lado com a modernidade, principalmente quando há liderança feminina à frente. Adriana está sempre em busca de inovação, trazendo novas tecnologias para o laboratório e investindo na atualização constante da equipe. Além disso, participa de importantes iniciativas, como o PNCQ (Programa Nacional de Controle de Qualidade) garantindo excelência em cada etapa do atendimento.
Um dos avanços mais marcantes em sua gestão foi a implantação da sala de vacinas, que rapidamente se tornou referência na cidade. Ali, são atendidos pacientes de todas as idades, desde crianças até idosos, com imunizações para diversas enfermidades — incluindo a vacina da dengue, tema muito discutido atualmente.
Mas as inovações não param por aí. O laboratório oferece uma ampla variedade de exames, como testes de DNA, exames toxicológicos, análises de água e também os tradicionais exames clínicos. O principal diferencial, segundo Adriana, é a capacidade de atendimento completo: “A gente não tem nenhum exame que a gente não consiga atender”. Quando necessário, exames são realizados em parceria com laboratórios de apoio, garantindo que nenhum paciente fique sem resposta. Esse é um compromisso genuíno com a saúde e o bem-estar de toda a comunidade.
Para Dra. Adriana, o trabalho vai muito além dos exames e da tecnologia. É sobre gente, sobre cuidado, sobre fazer a diferença na vida das pessoas. Ela faz questão de manter o contato direto com os pacientes. “Eu gosto de ter esse contato com o paciente. Eu acho isso bem satisfatório. Sabe, poder dar atenção ao paciente” .
Essa filosofia se reflete na política do laboratório: desde a hora que o paciente entra pela porta até a entrega do laudo, o objetivo é o cuidado. Para ela, é importantíssimo investir no paciente.
Adriana se lembra de sua primeira experiência desafiadora, coletando exames em uma UTI. Foi ali que ela aprendeu a lidar com as adversidades E a lição mais valiosa? “É preciso olhar nos olhos do seu paciente, do seu cliente. Conversar, acalmar, e ter habilidade de lidar com pessoas que estão fragilizadas. É a técnica com coração.”
Dra. Adriana é um exemplo de mulher multitarefas. Além de liderar um laboratório de ponta, ela é mãe de duas filhas e esposa do Paulinho, dono do Mega Lanche. E como ela faz para equilibrar tudo? Com parceria e apoio. “A gente trabalha assim numa parceria muito boa”. Ela participa e opina nos negócios do marido, e ele a incentiva da mesma forma. “O Paulinho é um incentivador. Ele me dá energia pro dia a dia”, ressalta Adriana.
Adriana faz questão de dizer que essa união e alinhamento fazem com que as coisas caminhem para dar certo, não só no lado profissional, mas também na evolução pessoal.
Para as mulheres que sonham em empreender, Adriana tem um conselho direto e poderoso: não ter medo de arriscar. Ela vê muitas pessoas com planos na gaveta, mas diz que o segredo é arriscar e tentar, – foi enfrentando as adversidades que as coisas andaram” .
O sucesso do Laboratório Gouveia e da Dra. Adriana é a prova de que, como ela mesmo diz “o que a gente planta hoje, não vai colher amanhã. A colheita demora.” É preciso ser persistente e resiliente.
A história de Dra. Adriana Gouveia é um lembrete de que, com paixão, ética e um toque de humanidade, é possível construir um legado duradouro e impactar positivamente a vida de muitas pessoas. Uma verdadeira inspiração para as mulheres que desejam deixar sua marca no mundo, mantendo a essência e o cuidado em tudo o que fazem.
Leia também:
CMEG – Destaque no quadro “Qual é o seu Negócio?” da 104 FM
‘Qual é o seu negócio?’ – Elaine Jordão e a história da Cafeteria Doce Mel
Acompanhe o quadro ‘Qual é o seu negócio?’, na 104 FM, todas as terças-feiras no programa Almanaque, que vai ao ar das 14h às 15h30.
Santa Casa de Goioerê recebe R$ 600 mil via emenda de Zeca Dirceu para fortalecer…
A grave crise do leite no Brasil escancara uma disputa silenciosa entre narrativas oficiais e…
Há 6 anos, Goioerê iniciou a conquista da UTI da Santa Casa, inaugurada em 2020…
Quase 300 pessoas já se inscreveram para a 8ª Caminhada na Natureza em Goioerê, que…
Durante patrulhamento em Goioerê, polícia prendeu homem com mandado por pensão alimentícia; motocicleta com pendências…
Prefeitura de Quarto Centenário promove chegada do Papai Noel com carreata, espetáculo artístico e entrega…