Ouça aqui:

Clima atual

Goioerê/PR

--º

--º

ESPECIAL

‘Qual é o Seu Negócio?’ A Confeiteira que Transforma Sonhos em Sabores de Sucesso

Luana Cardim transformou sua paixão em negócio. Inspire-se com dicas de empreendedorismo feminino no mundo da confeitaria.

Elisangela Gloor

Elisangela Gloor

‘Qual é o Seu Negócio?’  A Confeiteira que Transforma Sonhos em Sabores de Sucesso
Luana Cardim e o bolo que fez para o casamento da irmã

Compartilhe:

Na última terça-feira, o quadro ‘Qual é o seu negócio?’ na 104 FM recebeu a empreendedora Luana Cardim. Com um brilho nos olhos, contou a história por trás de seus deliciosos bolos. Ela, de fato, soube transformar sua paixão em um negócio próspero e autêntico. Acima de tudo, Luana demonstrou que talento, organização e muito afeto precisam, sim, caminhar juntos para o sucesso. Sua trajetória, portanto, nos convida à reflexão para quem sonha em empreender.

Dos Cadernos de Contabilidade à Doçura da Cozinha

Embora Luana venha de uma família com forte tradição na área contábil, seu caminho sempre pareceu diferente. Ela é filha da Clélia Soares e neta do Sr. Aparecido, fundador do Escritório Soares, que soma décadas de história. Apesar dessa influência familiar, Luana falou que não queria aquele mundo para ela. A história dela seria escrita para além dos números. Com uma alma inquieta e aventureira, ela optou inicialmente pela formação em Turismo. Afinal, ela buscava “sair pelo mundo” e sonhava em viajar. Contudo, o destino, por vezes, nos surpreende com caminhos inesperados. Assim, a vida a conduziu para um universo ainda mais saboroso: o da confeitaria.

A Descoberta do Talento Doce

Foi por volta de 2013, já casada e após uma temporada morando fora do país, que Luana sentiu uma necessidade crescente. Ela precisava, de alguma forma, empreender com algo que amasse e pudesse fazer de casa. Desse modo, começou a vender bolos e geleias artesanais. As receitas, muitas vezes, eram adaptações de descobertas feitas no exterior. “Eu peguei receitas dos Estados Unidos, por exemplo, e traduzi para fazer aqui no Brasil”, relembra Luana. Naquele tempo, os muffins, que eram febre lá fora, ainda eram uma novidade por aqui. Ela percorria a cidade de bicicleta para fazer suas vendas, levando suas primeiras delícias e, consequentemente, seus primeiros sonhos.

A Base Sólida do Sabor: Organização e Crescimento

A paixão por cozinhar, herdada da família, foi, sem dúvida, o motor inicial desse negócio. Entretanto, Luana percebeu rapidamente algo crucial. Para crescer de forma sustentável, era fundamental profissionalizar seu hobby. Em 2014, ela formalizou seu negócio como Microempreendedora Individual (MEI). Este passo foi crucial para quem busca credibilidade no mercado. Por exemplo, facilitou a emissão de notas fiscais para estabelecimentos comerciais, abrindo, assim, novas portas e oportunidades. “A gente se obriga a se organizar, inclusive para saber o quanto de fato a gente está ganhando“, ressaltou Luana, revelando a disciplina por trás de toda a doçura.

Equilíbrio entre Carreira Pública e Paixão Privada

Atualmente, Luana concilia sua vida de confeiteira com o trabalho como servidora pública. Esta foi uma escolha estratégica, que lhe trouxe a estabilidade necessária, especialmente durante a pandemia. Além disso, ela tem dois filhos pequenos: Pedro, de 10 anos, e João Felipe, de 7. É o marido, Rodrigo, que a apoia e cuida das crianças para que ela se dedique à confeitaria. A organização, portanto, é exemplar em sua rotina diária. Ela planeja a produção meticulosamente. Dedica um dia às massas, outro aos recheios e, por fim, à montagem e decoração dos bolos de festa. Estes, por sua vez, exigem precisão e atenção aos detalhes em cada etapa. Inclusive, Luana reserva os fins de semana para volumes maiores de produção, otimizando, dessa forma, seu tempo e energia.

Conhecimento: O Ingrediente Secreto do Sucesso

A busca por conhecimento é contínua e incansável para Luana. Ela possui três formações em confeitaria e destaca a importância de cursos sobre precificação, padronização e marketing. Tais cursos abrangem desde a escolha da embalagem ideal até o desenvolvimento da logomarca, que inicialmente, ela mesma desenhou um programa de computador. Ela destacou, ainda, que participar de cursos gratuitos do SEBRAE e a Sala do Empreendedor foram essenciais, no início da formalização. Mais ainda, são extremamente valiosos para qualquer aspirante a empresário que deseja trilhar o caminho do empreendedorismo com segurança.

Confeitaria: Ciência, Arte e Superação

No universo de Luana, a confeitaria é uma ciência precisa. Contudo, é também uma arte repleta de afeto. Seu Red Velvet, por exemplo, é um dos atuais carros-chefes e um verdadeiro espetáculo para os sentidos. Não se trata apenas de um bolo vermelho, e sim de uma “massa aveludada, amanteigada, com equilíbrio de acidez”, que derrete na boca. Sua cor vibrante, inclusive, não vem de corante comum. Deve-se a ingredientes como cacau e buttermilk, evidenciando, assim, a técnica apurada e a qualidade dos insumos utilizados.

Naked Cake (Foto: acervo pessoal Luana Cardim Bolos)

A Precisão por Trás de Cada Doçura A Diferença entre o doce e o salgado

Luana explica uma diferença fundamental entre a culinária salgada e a doce: “A confeitaria é uma ciência exata. Cada ingrediente tem a sua função“. Fugir da proporção correta pode, consequentemente, comprometer o resultado final do produto. Essa exatidão, por sua vez, a levou a desenvolver receitas próprias. Mais ainda, a prezar pela padronização rigorosa. Com isso, ela garante que o sabor e a textura de seus bolos sejam sempre consistentes e perfeitos para o cliente.

Lições Aprendidas: Superando Desafios com Criatividade

Claro que todo negócio tem seus “perrengues” e, Luana compartilhou, um dos seus. Marcante e que se tornou uma lição valiosa. Um bolo excessivamente molhado, feito a pedido de uma cliente, desabou durante o transporte. Para evitar situações assim no futuro, ela agora orienta os clientes sobre a estrutura dos bolos. Sugere, por exemplo, um “Naked Cake” (bolo pelado) ou com o aro de acetato, para quem deseja mais umidade. Estes modelos, de fato, suportam melhor o transporte e preservam a beleza da criação.

Mini bolo envolvido em acetado (Foto: acervo pessoal)


Tendências e Sonhos: Um Olhar para o Futuro Doce

O mundo da confeitaria está sempre evoluindo. Luana, portanto, acompanha de perto as tendências mais recentes. Ela mencionou a febre dos “Naked Cakes” (bolos sem cobertura lateral, que mostram as camadas do recheio). Em particular, destacou o sucesso estrondoso dos “Bento Cakes”. Explicou que é um mini bolo individual, servido em uma embalagem que remete às marmitas japonesas. Surgiu na pandemia como uma forma carinhosa de presentear em festas pequenas e personalizadas. “É uma forma de carinho. Você consegue fazer frases divertidas, desenhos legais. A ideia é ser um presente em que a pessoa vai consumir ali, saber que foi feito especialmente para elas”, descreve Luana, destacando a emoção por trás de cada criação.

Bentô Cake

Inspirações que Impulsionam a Criação

Quando lhe foi perguntando quem foi sua inspiração para iniciar o negócio, Luana revelou que as inspirações vêm de diversas fontes. Contudo, uma amiga da faculdade, Camila Martins, confeiteira em Cascavel, foi fundamental em sua jornada. “Foi ela que abriu o mundo da confeitaria para mim”, revela Luana, com gratidão.

Ao falar dos bolos que a marcaram profundamente, Luana citou dois momentos especiais e inesquecíveis. O primeiro foi o grandioso bolo de 60 anos de sua mãe, que pesava impressionantes 11kg. O segundo, e não menos emocionante, foi o bolo do casamento de sua irmã. Ambos ficaram repletos de significado e beleza.

O lindo bolo que Luana preparou especialmente para o casamento de sua irmã
O lindo bolo que Luana preparou especialmente para o casamento da irmã

Olhando para o futuro, Luana planeja aprimorar ainda mais seus conhecimentos. Ela pretende explorar recheios exóticos e sazonais, com ideias como os que já são um sucesso, como laranja e alecrim ou chocolate branco com laranja. Além disso, ela pensa em retomar a produção de fatias de bolo para o consumo diário, expandindo, assim, suas opções de produtos.


Raio-X da Confeiteira: Um Bate-Papo Rápido com Luana Cardim

Para fechar o “Bate-papo no programa Almanaque, Luana topou um jogo rápido para compartilhar mais um pouco de sua essência empreendedora:

  • Um sabor que te define: Red Velvet
  • Uma ferramenta que salva seu tempo: Meu forno elétrico
  • Um erro comum de quem começa: Não saber precificar o serviço
  • Uma parceria dos sonhos: Vender meus bolos em uma grande rede de confeitaria ou mercados
  • Uma compra de R$ 100,00 que melhorou seu produto: Leite condensado e creme de leite de qualidade
  • Conselho para quem quer empreender na confeitaria em casa: Organize o tempo, acredite na sua ideia e vá atrás de se especializar
  • A frase que te guia hoje: “Tudo tem hora certa”

Organização e Propósito: O Legado de Luana

Para as mulheres empreendedoras que desejam trilhar um caminho semelhante, o conselho de Luana é direto e, sobretudo, valioso: “Organize o tempo, organize o tempo! Se você tem uma ideia, acredite nela e vá atrás, para se especializar“.

A frase que a guia, “Tudo tem hora certa” , de fato, é uma reflexão para quem empreende. Ela serve como um lembrete de paciência e perseverança em qualquer jornada, especialmente no mundo do empreendedorismo.

Conecte-se com a Magia de Luana Cardim

Para quem se encantou com a história e os sabores de Luana Cardim e deseja encomendar uma de suas criações, o contato é fácil! Basta acessar o Instagram luanacardimbolos ou entrar em contato diretamente pelo WhatsApp: (44) 99942-2697.

Toda terça-feira, o programa Almanaque da 104 FM abre espaço para histórias como a de Luana. Se você quer contar a sua história ou conhece a história de alguém, que merecer ser contada, entre em contato com a nossa redação 44 99715-0424 . Não perca a próxima edição!


Compartilhe:

Links úteis

Participe do nosso grupo no WhatsApp

Siga-nos nas Redes sociais

MAIS LIDAS