Foto: Breno Lobato/Divulgação Embrapa
A poucos dias do início da colheita em diversas regiões do Paraná e do sul de Mato Grosso do Sul, a C.Vale reforça a importância da dessecação pré-colheita e do manejo rigoroso de plantas daninhas nas lavouras de soja. Segundo o supervisor agronômico da cooperativa, Fernando Taffarel Zanelato, a prática padroniza a maturação, diminui a interferência de invasoras no momento da colheita e, sobretudo, contribui para entregar grãos mais limpos e uniformes à indústria. Além disso, o especialista chama a atenção para infestações relevantes observadas a campo, o que, por sua vez, exige ações técnicas imediatas por parte dos produtores.
À medida que a cultura caminha para o fim do ciclo, a maturação naturalmente ocorre de forma desigual entre talhões e, até mesmo, dentro do mesmo talhão. Desse modo, a dessecação pré-colheita torna-se uma ferramenta útil para:
Em outras palavras, ao padronizar a lavoura, o produtor otimiza sua janela de colheita e, ao mesmo tempo, protege indicadores de qualidade na recepção.
De acordo com a C.Vale, as áreas têm registrado presença significativa de Buva, Caruru, Picão-preto, Trapoeiraba, Leiteiro, Pé‑de‑galinha, Milho tiguera, Vassourinha e sorgo‑de‑alepo, entre outras.
Essas espécies, em maior ou menor grau, competem por luz, água e nutrientes. Como resultado, há redução do potencial produtivo e, não raro, queda na produtividade final das lavouras. Além disso, a presença de sementes e partes vegetativas na colheita eleva o nível de impurezas, o que, por sua vez, prejudica a qualidade do lote e pode acarretar descontos na classificação. Vale destacar que certas espécies são consideradas de grande importância quarentenária e demandam manejo criterioso para evitar disseminação.
Para reduzir a pressão de plantas daninhas neste e nos próximos ciclos, a orientação técnica da C.Vale enfatiza um programa contínuo de manejo. Assim sendo:
Em resumo, o sucesso do manejo depende de decisão técnica, janela correta e, sobretudo, disciplina operacional.
Quando a dessecação é feita no momento certo, a colheita tende a ocorrer com menor teor de umidade de plantas daninhas e, consequentemente, com menores níveis de impurezas. Nesse contexto, a massa de grãos chega mais limpa às Unidades de Recebimento, o que, além de reduzir custos de limpeza e secagem, também facilita a armazenagem. Do mesmo modo, a padronização dos lotes contribui para a qualidade industrial, favorecendo o destino e a valorização do produto no mercado.
Diante do cenário descrito, a C.Vale reforça que o produtor procure a equipe técnica da cooperativa. Afinal, cada área tem histórico, banco de sementes e nível de resistência distintos. Portanto, uma recomendação personalizada garantirá, ao mesmo tempo, eficiência agronômica e segurança operacional. Em última análise, essa combinação protege a produtividade e a qualidade dos grãos entregues à cooperativa.
Por que consultar assistência técnica? Para ajustar moléculas, doses e tecnologia de aplicação ao histórico da área, estágio fenológico e pressão de daninhas, garantindo eficiência e segurança.
O que é a dessecação da soja? É a aplicação de dessecantes antes da colheita para uniformizar a maturação das plantas e facilitar a operação, reduzindo impurezas e perdas.
Quando realizar a dessecação? Próximo ao ponto de colheita, conforme recomendação técnica para o estágio da lavoura. O timing correto evita impactos na qualidade e na conformidade de resíduos.
Quais daninhas mais preocupam nesta safra? Buva, caruru, picão-preto, trapoeraba, leiteiro, milho tiguera, capim-pé-de-galinha, vassourinha e sorgo-de-alepo demandam manejo integrado e monitoramento constante.
A dessecação substitui o manejo de daninhas? Não. A dessecação ajuda na uniformidade e operação de colheita, mas o controle de daninhas deve começar no pré-plantio e seguir com pré e pós-emergentes.
Fonte: Entrevista e orientações técnicas de Fernando Taffarel Zanelato, supervisor agronômico da C.Vale.
Leia também:
Polícia Militar registra ocorrência de direção perigosa e desobediência após perseguição de motocicleta em alta…
Polícia Militar registra furto em empresa e tentativa de homicídio com disparos de arma de…
Empresários destacam início das obras do Sesc Senac em Goioerê no Podcast Gerson Convida.
Governador do Paraná, Ratinho Junior, surge como principal nome do PSD para disputar a Presidência…
Resultados do Enem 2025 foram divulgados pelo MEC e Inep. Estudantes podem consultar notas e…
Colégio Polivalente abre inscrições para Ensino Médio Profissional Integrado em Inteligência Artificial. Formação gratuita e…