EDUCAÇÂO

Campo Mourão terá curso de graduação em Engenharia da Computação com ênfase em IA

O Ministério da Educação (MEC) anunciou 13 novos cursos para a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Eles focam em Inteligência Artificial (IA) e Ciência de Dados. O início está previsto para 2027. Para nossa região, o grande destaque é o Campus Campo Mourão. Afinal, ele oferecerá a graduação em Engenharia da Computação com ênfase em IA. Este é um curso de alto nível que visa formar profissionais aptos a desenvolver soluções e serviços inteligentes para o mercado. Assim, impulsionará a inovação local.

Esta expansão integra o projeto “Universidades Inovadoras”. Esta é uma iniciativa do MEC que busca fortalecer o papel das instituições federais. O objetivo é formar profissionais que liderem a neoindustrialização brasileira. Além disso, apoiarão a agenda de inovação e sustentabilidade do país. Nesse cenário, a UTFPR se destaca. É a universidade que mais cursos e vagas aprovou no país. Ela responde por cerca de 15% do total entre as 39 federais contempladas. Somente no Sul do Brasil, esse número representa mais que o dobro das demais universidades federais combinadas.

Ao todo, serão ofertadas 908 vagas anuais. Elas serão distribuídas entre todos os campi da UTFPR. Para viabilizar a expansão, o MEC contratará 325 novos servidores. Desses, 185 serão docentes e 140, técnicos-administrativos, garantindo a qualidade e a estrutura das novas graduações.

O anúncio foi feito pela coordenadora-geral da SESU do MEC Lúcia Pellanda . Ela destacou a identidade tecnológica da UTFPR que foi um fator crucial para o grande número de cursos aprovados.

Por que a Engenharia da Computação com ênfase em IA em Campo Mourão é tão relevante para a nossa região?

A escolha de Campo Mourão para este curso é um marco. Engenharia da Computação com IA é estratégica. Representa muito para o desenvolvimento tecnológico e econômico da nossa área. O curso formará profissionais com habilidades para:

  • Desenvolver e implementar sistemas inteligentes: O profissional poderá atuar desde visão computacional para o agronegócio. Também trabalhará com processamento de linguagem natural e algoritmos de aprendizado de máquina. Tudo isso aplicado a diversas indústrias.
  • Integrar IA em sistemas embarcados e robótica: Os futuros engenheiros serão preparados para atuar em automação industrial. Da mesma forma, trabalharão com veículos autônomos e tecnologias inovadoras. Enfim, essas novidades transformarão o mercado de trabalho.
  • Liderar a transformação digital: O curso capacitará talentos para guiar empresas de manufatura, agronegócio, comércio e serviços. Assim, adotarão tecnologias avançadas. Consequentemente, aumentarão a produtividade e a competitividade.

A proximidade do Campus Campo Mourão facilita o acesso à educação de ponta. Isso beneficia os jovens da nossa comunidade e de cidades vizinhas. Além disso, abre portas para parcerias valiosas que acontecerão entre a universidade e empresas locais.



Participe do nosso grupo no WhatsApp

Os novos cursos da UTFPR e seus campi:

Além de Campo Mourão, outros campi da UTFPR receberão novos cursos:

  • Engenharia da Computação com ênfase em IA: Campus Campo Mourão
  • Ciência de Dados e IA: Campi Londrina e Toledo
  • Tecnologia em Inovação com ênfase em IA: Campus Cornélio Procópio
  • Tecnologia Aplicada à Construção e BIM: Campus Guarapuava
  • Tecnologia em Desenvolvimento de Jogos com ênfase em IA: Campus Francisco Beltrão
  • Tecnologia em IA: Campi Dois Vizinhos, Ponta Grossa e Santa Helena
  • Tecnologia em IA e Ciência de Dados em Saúde: Campi Apucarana e Curitiba
  • Tecnologia em Negócios com ênfase em IA: Campus Pato Branco
  • Tecnologia em Segurança Cibernética com ênfase em IA: Campus Medianeira

A previsão é que os cursos sejam ofertados a partir de 2027. Isso ocorrerá após a contratação dos novos servidores e a finalização dos projetos pedagógicos.



Sobre a UTFPR Campus  Campo Mourão

O Campus Campo Mourão teve início em 1995 no antigo Ginásio de Esportes Belin Carolo, ocupando cerca de 64 mil m². As atividades discentes começaram com 240 alunos distribuídos em seis turmas. Em 2005, com a lei que transformou o CEFET/PR na primeira Universidade Tecnológica Federal do Brasil, tornou-se parte da UTFPR. Atualmente, com estrutura ampliada, oferece o curso de nível Técnico integrado ao Ensino Médio – Informática para Internet, e os cursos de graduação: Ciência da Computação, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Tecnologia em Alimentos e Licenciatura em Química.

Redação 104 News

Recent Posts

Direção perigosa: Motociclista foge da PM e acaba detido

Polícia Militar registra ocorrência de direção perigosa e desobediência após perseguição de motocicleta em alta…

12 horas ago

Dois crimes em menos de 24 horas em Goioerê

Polícia Militar registra furto em empresa e tentativa de homicídio com disparos de arma de…

13 horas ago

Novo episódio do Podcast Gerson Convida

Empresários destacam início das obras do Sesc Senac em Goioerê no Podcast Gerson Convida.

1 dia ago

Ratinho Junior ganha força no PSD para 2026

Governador do Paraná, Ratinho Junior, surge como principal nome do PSD para disputar a Presidência…

2 dias ago

Notas do Enem 2025 já estão disponíveis

Resultados do Enem 2025 foram divulgados pelo MEC e Inep. Estudantes podem consultar notas e…

2 dias ago

Goioerê lança curso técnico em Inteligência Artificial no Ensino Médio

Colégio Polivalente abre inscrições para Ensino Médio Profissional Integrado em Inteligência Artificial. Formação gratuita e…

2 dias ago