EDUCAÇÂO

Campo Mourão terá curso de graduação em Engenharia da Computação com ênfase em IA

O Ministério da Educação (MEC) anunciou 13 novos cursos para a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Eles focam em Inteligência Artificial (IA) e Ciência de Dados. O início está previsto para 2027. Para nossa região, o grande destaque é o Campus Campo Mourão. Afinal, ele oferecerá a graduação em Engenharia da Computação com ênfase em IA. Este é um curso de alto nível que visa formar profissionais aptos a desenvolver soluções e serviços inteligentes para o mercado. Assim, impulsionará a inovação local.

Esta expansão integra o projeto “Universidades Inovadoras”. Esta é uma iniciativa do MEC que busca fortalecer o papel das instituições federais. O objetivo é formar profissionais que liderem a neoindustrialização brasileira. Além disso, apoiarão a agenda de inovação e sustentabilidade do país. Nesse cenário, a UTFPR se destaca. É a universidade que mais cursos e vagas aprovou no país. Ela responde por cerca de 15% do total entre as 39 federais contempladas. Somente no Sul do Brasil, esse número representa mais que o dobro das demais universidades federais combinadas.

Ao todo, serão ofertadas 908 vagas anuais. Elas serão distribuídas entre todos os campi da UTFPR. Para viabilizar a expansão, o MEC contratará 325 novos servidores. Desses, 185 serão docentes e 140, técnicos-administrativos, garantindo a qualidade e a estrutura das novas graduações.

O anúncio foi feito pela coordenadora-geral da SESU do MEC Lúcia Pellanda . Ela destacou a identidade tecnológica da UTFPR que foi um fator crucial para o grande número de cursos aprovados.

Por que a Engenharia da Computação com ênfase em IA em Campo Mourão é tão relevante para a nossa região?

A escolha de Campo Mourão para este curso é um marco. Engenharia da Computação com IA é estratégica. Representa muito para o desenvolvimento tecnológico e econômico da nossa área. O curso formará profissionais com habilidades para:

  • Desenvolver e implementar sistemas inteligentes: O profissional poderá atuar desde visão computacional para o agronegócio. Também trabalhará com processamento de linguagem natural e algoritmos de aprendizado de máquina. Tudo isso aplicado a diversas indústrias.
  • Integrar IA em sistemas embarcados e robótica: Os futuros engenheiros serão preparados para atuar em automação industrial. Da mesma forma, trabalharão com veículos autônomos e tecnologias inovadoras. Enfim, essas novidades transformarão o mercado de trabalho.
  • Liderar a transformação digital: O curso capacitará talentos para guiar empresas de manufatura, agronegócio, comércio e serviços. Assim, adotarão tecnologias avançadas. Consequentemente, aumentarão a produtividade e a competitividade.

A proximidade do Campus Campo Mourão facilita o acesso à educação de ponta. Isso beneficia os jovens da nossa comunidade e de cidades vizinhas. Além disso, abre portas para parcerias valiosas que acontecerão entre a universidade e empresas locais.



Participe do nosso grupo no WhatsApp

Os novos cursos da UTFPR e seus campi:

Além de Campo Mourão, outros campi da UTFPR receberão novos cursos:

  • Engenharia da Computação com ênfase em IA: Campus Campo Mourão
  • Ciência de Dados e IA: Campi Londrina e Toledo
  • Tecnologia em Inovação com ênfase em IA: Campus Cornélio Procópio
  • Tecnologia Aplicada à Construção e BIM: Campus Guarapuava
  • Tecnologia em Desenvolvimento de Jogos com ênfase em IA: Campus Francisco Beltrão
  • Tecnologia em IA: Campi Dois Vizinhos, Ponta Grossa e Santa Helena
  • Tecnologia em IA e Ciência de Dados em Saúde: Campi Apucarana e Curitiba
  • Tecnologia em Negócios com ênfase em IA: Campus Pato Branco
  • Tecnologia em Segurança Cibernética com ênfase em IA: Campus Medianeira

A previsão é que os cursos sejam ofertados a partir de 2027. Isso ocorrerá após a contratação dos novos servidores e a finalização dos projetos pedagógicos.



Sobre a UTFPR Campus  Campo Mourão

O Campus Campo Mourão teve início em 1995 no antigo Ginásio de Esportes Belin Carolo, ocupando cerca de 64 mil m². As atividades discentes começaram com 240 alunos distribuídos em seis turmas. Em 2005, com a lei que transformou o CEFET/PR na primeira Universidade Tecnológica Federal do Brasil, tornou-se parte da UTFPR. Atualmente, com estrutura ampliada, oferece o curso de nível Técnico integrado ao Ensino Médio – Informática para Internet, e os cursos de graduação: Ciência da Computação, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Tecnologia em Alimentos e Licenciatura em Química.

Redação 104 News

Recent Posts

Golpes usam nome e CPF do contribuinte para simular cobranças da Receita Federal

Receita Federal alerta para golpe que usa nome e CPF reais em cobranças falsas; veja…

5 horas ago

Antes de 2026: checklist fiscal, trabalhista e financeiro para evitar surpresas em janeiro

O que sua empresa precisa revisar antes de virar o ano

7 horas ago

Paraná lança portal unificado para facilitar regularização de dívidas

Governo do Paraná lança o portal Acerte Já, que reúne programas de renegociação de dívidas…

9 horas ago

Governo inicia distribuição da vacina contra o vírus sincicial respiratório pelo SUS

Ministério da Saúde começa a distribuir 673 mil doses da vacina contra o VSR. Imunização…

9 horas ago

Remédios oncológicos desviados: operação prende cinco

Operação da Polícia Civil do Paraná prende cinco pessoas por envolvimento no desvio de medicamentos…

10 horas ago

Operação resgata 36 aves silvestres em cativeiro

PCPR, PMPR e IAT resgatam 36 aves silvestres e aplicam R$ 57 mil em multas…

10 horas ago