Comemoração dos 55 anos da Coamo, na unidade de Goioerê
Evento reuniu funcionários e associados nesta sexta-feira, reafirmando os pilares que impulsionam a maior cooperativa agrícola da América Latina.

A Coamo Agroindustrial Cooperativa celebrou, na manhã desta sexta-feira, dia 28, os seus 55 anos de fundação. Um encontro emocionante na Unidade de Goioerê reuniu funcionários e associados. O evento local fez parte de uma programação simultânea realizada em todas as unidades da cooperativa, no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Assim, a celebração reforçou a grandiosidade e a capilaridade da empresa.
A cerimônia em Goioerê foi conduzida com entusiasmo e um profundo senso de pertencimento. O Gerente da Unidade, Claudemir Vendramini, resgatou a importância da memória institucional. Citou a máxima: “Quem não sabe de onde vem, não sabe aonde quer chegar?”. Em outras palavras, esta frase, para ele, é o cerne da trajetória da Coamo. Ela tem em suas raízes a base para projetar o futuro. A celebração dos 55 anos, portanto, é um marco que se conecta às comemorações anteriores. Desde os 40 anos da cooperativa, a missão é sempre valorizar cada passo da jornada.

Além disso, Vendramini destacou que a história da Coamo está ligada à história das pessoas, funcionários, cooperados e famílias que compõem essa “grande família”.
Participe do nosso grupo no WhatsApp
Mensagem do presidente da Coamo
Na mensagem institucional do Presidente do Conselho de Administração, José Aroldo Gallassini, lida pelo gerente da unidade, agradeceu a Deus e a todos que construíram e fazem a história da Coamo. Galassini destacou em sua mensagem que o sucesso da cooperativa é fruto de um trabalho de muitos, pautado pela ética, transparência e responsabilidade. A Coamo, com mais de 32 mil cooperados e 10 mil funcionários, beneficia diretamente mais de 140 mil pessoas em três estados. Aliás, ela é a maior cooperativa agrícola da América Latina, a primeira no Paraná e a quarta maior empresa da região Sul do Brasil.
Inovação e Sustentabilidade
Claudemir Vendramini ressaltou: a Coamo não apenas acompanhou as inovações. Ela frequentemente as puxou para a frente. A cooperativa investe continuamente em processos de qualidade, tecnologia e inovação. O objetivo é gerar e agregar valor aos cooperados. Assim sendo, ela promove o desenvolvimento sustentável do agronegócio. Ele exemplificou como a Coamo se adaptou e liderou a transformação do Brasil, que passou de importador a um dos maiores exportadores de alimentos do mundo. “Tudo isso tem que ter tecnologia, mudança, inovação, e nós inovamos a cada dia“, afirmou. Como exemplo, ele mencionou aplicativos que permitem transações rápidas, desde a fixação, pelo produtor, assim como agiliza a retirada de insumos de armazéns.

Um dos pontos destacados, como exemplo, foi a rastreabilidade na exportação. A Coamo é uma referência, especialmente no farelo de soja. Só em 2025, já exportou 20 navios de farelo para a Europa. Isso totaliza 1,2 milhão de toneladas. Vendramini explicou o rigor do mercado europeu com a sustentabilidade. Eles exigem a rastreabilidade do produto desde a propriedade rural até o porto de desembarque. A finalidade é garantir a origem, atestando que toda a produção é de área sem desmatamento, trabalho análogo ou áreas indígenas. A Coamo, com suas certificações de qualidade, tem essa porta aberta para a Europa. Desse modo, ela demonstra seu compromisso global.
Ao encerrar sua fala, Claudemir Vendramini agradeceu a presença de todos e e convidou associados presentes para o corte do bolo de aniversário.
Este evento foi um testemunho da força do cooperativismo, mostrando a visão estratégica e a capacidade da Coamo de construir um futuro sustentável para o agronegócio.
Links úteis
Participe do nosso grupo no WhatsApp












