A Coamo Agroindustrial Cooperativa celebrou, na manhã desta sexta-feira, dia 28, os seus 55 anos de fundação. Um encontro emocionante na Unidade de Goioerê reuniu funcionários e associados. O evento local fez parte de uma programação simultânea realizada em todas as unidades da cooperativa, no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Assim, a celebração reforçou a grandiosidade e a capilaridade da empresa.
A cerimônia em Goioerê foi conduzida com entusiasmo e um profundo senso de pertencimento. O Gerente da Unidade, Claudemir Vendramini, resgatou a importância da memória institucional. Citou a máxima: “Quem não sabe de onde vem, não sabe aonde quer chegar?”. Em outras palavras, esta frase, para ele, é o cerne da trajetória da Coamo. Ela tem em suas raízes a base para projetar o futuro. A celebração dos 55 anos, portanto, é um marco que se conecta às comemorações anteriores. Desde os 40 anos da cooperativa, a missão é sempre valorizar cada passo da jornada.
Além disso, Vendramini destacou que a história da Coamo está ligada à história das pessoas, funcionários, cooperados e famílias que compõem essa “grande família”.
Participe do nosso grupo no WhatsApp
Na mensagem institucional do Presidente do Conselho de Administração, José Aroldo Gallassini, lida pelo gerente da unidade, agradeceu a Deus e a todos que construíram e fazem a história da Coamo. Galassini destacou em sua mensagem que o sucesso da cooperativa é fruto de um trabalho de muitos, pautado pela ética, transparência e responsabilidade. A Coamo, com mais de 32 mil cooperados e 10 mil funcionários, beneficia diretamente mais de 140 mil pessoas em três estados. Aliás, ela é a maior cooperativa agrícola da América Latina, a primeira no Paraná e a quarta maior empresa da região Sul do Brasil.
Claudemir Vendramini ressaltou: a Coamo não apenas acompanhou as inovações. Ela frequentemente as puxou para a frente. A cooperativa investe continuamente em processos de qualidade, tecnologia e inovação. O objetivo é gerar e agregar valor aos cooperados. Assim sendo, ela promove o desenvolvimento sustentável do agronegócio. Ele exemplificou como a Coamo se adaptou e liderou a transformação do Brasil, que passou de importador a um dos maiores exportadores de alimentos do mundo. “Tudo isso tem que ter tecnologia, mudança, inovação, e nós inovamos a cada dia“, afirmou. Como exemplo, ele mencionou aplicativos que permitem transações rápidas, desde a fixação, pelo produtor, assim como agiliza a retirada de insumos de armazéns.
Um dos pontos destacados, como exemplo, foi a rastreabilidade na exportação. A Coamo é uma referência, especialmente no farelo de soja. Só em 2025, já exportou 20 navios de farelo para a Europa. Isso totaliza 1,2 milhão de toneladas. Vendramini explicou o rigor do mercado europeu com a sustentabilidade. Eles exigem a rastreabilidade do produto desde a propriedade rural até o porto de desembarque. A finalidade é garantir a origem, atestando que toda a produção é de área sem desmatamento, trabalho análogo ou áreas indígenas. A Coamo, com suas certificações de qualidade, tem essa porta aberta para a Europa. Desse modo, ela demonstra seu compromisso global.
Ao encerrar sua fala, Claudemir Vendramini agradeceu a presença de todos e e convidou associados presentes para o corte do bolo de aniversário.
Este evento foi um testemunho da força do cooperativismo, mostrando a visão estratégica e a capacidade da Coamo de construir um futuro sustentável para o agronegócio.
Receita Federal alerta para golpe que usa nome e CPF reais em cobranças falsas; veja…
O que sua empresa precisa revisar antes de virar o ano
Governo do Paraná lança o portal Acerte Já, que reúne programas de renegociação de dívidas…
Ministério da Saúde começa a distribuir 673 mil doses da vacina contra o VSR. Imunização…
Operação da Polícia Civil do Paraná prende cinco pessoas por envolvimento no desvio de medicamentos…
PCPR, PMPR e IAT resgatam 36 aves silvestres e aplicam R$ 57 mil em multas…