SAÚDE

Goioerê instala ovitrampas para reforçar combate à dengue

A Secretaria Municipal de Saúde de Goioerê iniciou, nesta quinta-feira (2), a instalação de ovitrampas. As armadilhas monitoram o Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação integra um plano estratégico para reduzir casos da doença. Além disso, prepara a cidade para os meses mais quentes e chuvosos, quando a proliferação aumenta.

O que são e como funcionam as ovitrampas

As ovitrampas atraem as fêmeas do mosquito para a postura de ovos em paletas de madeira ou papel. Depois de alguns dias, os agentes recolhem as paletas e levam o material ao laboratório. Assim, a equipe identifica e quantifica a presença de ovos. Com esses dados, a Saúde mapeia áreas críticas e, portanto, direciona ações com mais precisão.

Números que exigem resposta rápida

Goioerê registra 521 casos confirmados de dengue em 2025. O cenário acende um alerta e, consequentemente, exige medidas mais eficazes de prevenção. Nesse sentido, a tecnologia das ovitrampas ajuda a antecipar focos e agiliza a resposta do poder público. Além disso, o método reduz deslocamentos desnecessários e otimiza recursos.

Cobertura e monitoramento contínuo

A equipe instalará 98 armadilhas em diversos bairros. A partir desse monitoramento, os técnicos acompanham a evolução dos focos ao longo das semanas. Em paralelo, a Secretaria também observa variações de temperatura nos pontos estratégicos. Com isso, ajusta rotas, reforça visitas e prioriza áreas com maior risco.

Trabalho em campo e participação da comunidade

A equipe do 104.news acompanhou a instalação e registrou tudo em vídeo. O material mostra o empenho dos agentes e o engajamento dos moradores. Em várias casas, a população recebeu os profissionais com entusiasmo e compromisso. Portanto, a parceria entre comunidade e poder público se fortalece. Assista ao vídeo:

Como cada morador pode ajudar

  • Elimine água parada em quintais, calhas e recipientes.
  • Mantenha caixas-d’água fechadas e limpas.
  • Descarte corretamente pneus, garrafas e entulhos.
  • Respeite o trabalho dos agentes e, se possível, facilite o acesso às residências.
    Dessa forma, as ações ganham escala e, por fim, reduzem os focos.

Próximos passos

Nas próximas semanas, a equipe consolidará os dados e, então, atualizará o mapa de risco. Em seguida, a Secretaria reforçará mutirões nos pontos críticos e intensificará a orientação casa a casa. Enquanto isso, os agentes de endemias seguem nas ruas, dia após dia, com fiscalização e educação em saúde. Por fim, a meta é clara: um verão mais seguro e saudável para todos.

Leia também:

Redação 104 News

Recent Posts

Vereadora Gabrielle Berti acusa primeira-dama de desrespeito durante evento oficial em Moreira Sales

Em discurso na Câmara, parlamentar alega que placa com seu nome foi retirada da mesa…

13 horas ago

Governo envia projeto para ampliar teto do MEI e número de funcionários

O governo federal enviará um projeto de lei para aumentar o limite de faturamento do…

19 horas ago

PF deflagra operação contra banco de Edir Macedo por gestão fraudulenta

A Polícia Federal deflagrou a Operação Miragem contra o Banco Digimais, controlado pelo bispo Edir…

19 horas ago

Operação Desbaste prende três pessoas nesta terça-feira

A Polícia Civil deflagrou a Operação Desbaste nesta terça-feira (23). Três pessoas foram presas e…

20 horas ago

Abalroamento lateral na PR-492 deixa motociclista morto

Um acidente do tipo abalroamento lateral na PR-492 deixou um motociclista morto. O condutor do…

20 horas ago

Motorista sem CNH bate caminhonete contra residência

Um homem de 56 anos sem CNH perdeu o controle da caminhonete e colidiu contra…

21 horas ago