O Instituto Federal do Paraná (IFPR) realizou, entre os dias 22 e 24 de outubro, a 10ª edição do Seminário de Ensino, Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (SE²P²IN) – um dos eventos científicos mais esperados do calendário acadêmico da instituição. Neste ano, o seminário ocorreu em Foz do Iguaçu, em conjunto com o Festival Iguassu Inova, reunindo iniciativas marcantes na área de ciência, educação e tecnologia.
Mais do que um simples encontro de estudantes e pesquisadores, o SE²P²IN se configura, portanto, como um verdadeiro espaço de troca de experiências e inspiração. Nesse contexto, projetos desenvolvidos por jovens de todo o estado ganham não apenas visibilidade, mas também reconhecimento. Além disso, a seleção dos trabalhos segue uma dinâmica democrática: primeiramente, cada campus realiza uma etapa local; em seguida, os melhores projetos avançam para a etapa estadual. Foi exatamente esse o caminho trilhado pelos alunos do IFPR Campus Goioerê.
[CLIQUE AQUI E ENTRE NO GRUPO DE NOTÍCIAS DOS 104.NEWS]
Na etapa local, realizada em 30 de setembro, o Campus Goioerê selecionou oito projetos inovadores que avançaram para a etapa estadual, que foi coroada com grande sucesso. O destaque foi, principalmente, a conquista do primeiro lugar na Modalidade Mostra Interativa de Projetos de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação. A aluna Alicya de Souza da Silva conquistou o feito com seu projeto “Doenças Hipocinéticas e o estilo de vida ativo: considerações sobre a prática de exercício/atividade física e a saúde”. Sem dúvida, essa conquista enche de orgulho a comunidade acadêmica e regional!
Além do projeto de Alicya, o Campus Goioerê foi representado por outro estudantes, selecionados na etapa anterior.
Confira, a seguir, os projetos e estudantes representantes de Goioerê no SE²P²IN :
Modalidade Pôster:
Modalidade IFTECH/IFAGROTECH:
Mostra de Robótica:
Núcleo de Arte e Cultura de Goioerê:
Mostra de Ações de Divulgação Científica:
Como resultado desse trabalho coletivo, o IFPR mostrou, mais uma vez, sua força na promoção da prática científica.
O diretor do Campus de Goioerê, professor Gabriel Quinato, ressaltou a importância do evento para a trajetória acadêmica dos estudantes:
“Temos desde estudantes do ensino médio até estudantes de mestrado participando e concorrendo entre si. Por isso, sempre dizemos que os projetos e as atividades paralelas são diferenciais da instituição. Além da possibilidade de apresentar os próprios trabalhos para um público maior e mais qualificado, o SE²P²IN também é uma oportunidade de conhecer a realidade dos outros campi do IFPR, além de conhecer novos lugares e fazer amizades. A educação transforma vidas e realidades, e o IFPR está em Goioerê buscando possibilitar essa transformação para nossos jovens e para toda nossa região.”
Além de valorizar a pesquisa e o protagonismo estudantil, o SE²P²IN se apresenta como uma grande oportunidade de intercâmbio cultural e formação de redes entre jovens de diferentes realidades do Paraná. Portanto, a imersão em projetos inovadores, desde o Ensino Médio até a Pós-Graduação, reforça o compromisso do IFPR em formar profissionais preparados e inspirados para transformar suas comunidades.
Como resultado, o sucesso do Campus Goioerê nesta edição é motivo de orgulho para toda a região, inspirando novos alunos a buscarem espaços de protagonismo e inovação dentro e fora das salas de aula.
Equipe da Rádio Patrulha do 25º BPM imobiliza pit bull agressivo e orienta vítima a…
Município inicia atuação da especialista Karina de Morais para apoiar escolas, alunos e famílias no…
Hospital acumula dívidas superiores a R$ 11 milhões; secretário de Saúde Beto Preto solicita levantamento…
Estado amplia rede de atendimento especializado com 17 novos Ambulatórios Médicos de Especialidades; obra em…
Polícias Civil e Militar prendem jovem de 20 anos por anunciar venda de macaco-prego e…
Hospital sob intervenção da Prefeitura desde 2025 enfrenta crise financeira de mais de R$ 11…