PARANA

Kits escolares chegam às escolas do Paraná

O Governo do Paraná começou nesta sexta-feira (12) a entrega dos kits escolares para o ano letivo de 2026. Mais de duas mil escolas estaduais recebem os materiais. A Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) coordena a logística por meio do Núcleo Administrativo Setorial (NAS), que organiza o envio diretamente para os 32 Núcleos Regionais de Educação (NREs).

Quantidade e investimento

Ao todo, o Estado disponibiliza mais de um milhão de kits. Eles contemplam turmas do Ensino Fundamental I (60.962 kits), Fundamental II (550.343 kits), Ensino Médio (410.514 kits) e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O investimento ultrapassa R$ 41 milhões, com recursos totalmente estaduais.

Etapas da entrega

A distribuição ocorre em etapas para garantir eficiência. Primeiramente, as regiões Metropolitana Norte, Metropolitana Sul, Curitiba e Paranaguá recebem os kits, com conclusão prevista até 30 de janeiro.
Na sequência, entre 8 e 16 de janeiro, os materiais chegam a Wenceslau Braz, Telêmaco Borba, Ibaiti, Jacarezinho, Cornélio Procópio e Ponta Grossa.
Posteriormente, de 19 a 30 de janeiro, Londrina, Maringá, Apucarana, Paranavaí, Loanda, Cianorte e Campo Mourão recebem os kits.
Até 9 de fevereiro, a distribuição alcança Cascavel, Toledo, Goioerê, Umuarama, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Dois Vizinhos e Assis Chateaubriand.
Por fim, os municípios de Pitanga, Guarapuava, Laranjeiras do Sul, União da Vitória, Pato Branco, Ivaiporã e Irati recebem os materiais.

Disponibilidade para os alunos

A previsão indica que boa parte dos kits estará disponível já no início das aulas, marcado para 5 de fevereiro. Entretanto, a entrega restante seguirá de forma escalonada ao longo do mês.

Novidades para 2026

Para o próximo ano letivo, os kits trazem novidades. Entre elas, maior quantidade de lápis, colas e cadernos, além de um novo design de capa.
Segundo a Seed-PR, os kits atendem às necessidades pedagógicas de cada etapa. Assim, os materiais estimulam a criatividade no Fundamental I e oferecem instrumentos de precisão para o Ensino Médio.

Declaração oficial

O secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, destacou o aumento do investimento. “Aumentamos a quantidade de itens nos kits para que todos os alunos tenham o material necessário para começar o ano letivo”, afirmou.

Leia também:

Redação 104 News

Recent Posts

Maycon Gabriel é o entrevistado da semana no podcast Gerson Convida

Acadêmico de medicina Maycon Gabriel é o entrevistado da semana no podcast Gerson Convida e…

13 horas ago

O Ano Já Acabou? Ainda Dá Tempo!

Dezembro não deve ser visto como o fim do ano, mas sim como uma oportunidade…

16 horas ago

Governo do Paraná regulamenta lei que proíbe reconstituição de leite em pó importado

Governo do Paraná regulamenta lei que proíbe reconstituição de leite em pó importado, fortalecendo produtores…

18 horas ago

Prefeitura de Goioerê entrega certificados a mais de 100 alunos de cursos profissionalizantes

Prefeitura de Goioerê entrega certificados a mais de 100 alunos de cursos profissionalizantes em parceria…

19 horas ago

Colisão traseira na PR-492 resulta em prisão por embriaguez ao volante

Colisão traseira deixa motociclista ferido e resulta em prisão por embriaguez ao volante

20 horas ago

Acidente entre carro e carroça deixa três feridos

Acidente entre Fiat Uno e carroça na PR-182 deixa três feridos e causa morte de…

21 horas ago