Em apenas um mês, mais de 22 mil condutores do Paraná renovaram a Carteira Nacional de Habilitação de forma automática e gratuita. Além disso, o processo foi possível graças à sincronização do Detran-PR com a plataforma da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Essa integração criou o Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC) e garantiu o selo “Bom Condutor” para quem não cometeu infrações nos últimos 12 meses. Portanto, o selo tornou-se requisito essencial para utilizar o benefício.
A resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) entrou em vigor em 10 de dezembro de 2025. Desde então, quem obteve o selo e se encaixa nos critérios teve a CNH renovada automaticamente.
O processo já atendeu 26.669 paranaenses. Entre eles, 22.477 tiveram a CNH renovada, sendo 1.756 com registro de Exerce Atividade Remunerada (EAR). Além disso, outros 4.192 realizaram a conversão da CNH provisória para definitiva, incluindo 785 com EAR.
“O processo de habilitação está passando por uma mudança de paradigma, uma verdadeira revolução que barateia o serviço e reduz a burocracia. O Paraná tem sido vanguarda, trabalhando com celeridade para implementar as mudanças, mas sempre com serenidade e responsabilidade”, afirmou Santin Roveda, presidente do Detran-PR.
Com o selo, condutores de até 70 anos podem renovar a CNH sem agendamento, exames ou pagamento de taxas. Além disso, para obter o selo, é necessário aderir ao Cadastro Positivo no aplicativo CNH do Brasil.
Condutores entre 50 e 70 anos terão direito a apenas uma renovação automática. No entanto, maiores de 70 anos e pessoas com prazo menor de renovação por recomendação médica precisarão realizar o procedimento padrão com exame médico.
A nova regra também contempla condutores com CNH provisória. Assim, ela integra as mudanças estabelecidas pela Resolução 1.020/2025 do Contran, que reformula o processo de habilitação no país.
Como a resolução entrou em vigor em dezembro, condutores que já haviam iniciado o processo de renovação e pagaram taxas podem solicitar restituição. Além disso, o pedido deve ser feito diretamente no site do Detran-PR.
A soma das taxas de emissão da CNH, exames médicos e psicológicos representa economia de R$ 7,7 milhões para os paranaenses. Consequentemente, o valor retorna ao bolso das famílias.
“É dinheiro no bolso da família paranaense, somado à redução do IPVA para o menor patamar do Brasil. Estamos trazendo alívio para as finanças e colocando esse dinheiro para circular onde deve, no comércio, no turismo, na cultura, na educação, gerando um ciclo virtuoso de emprego e renda”, concluiu Santin Roveda.
Polícia Militar registra ocorrência de direção perigosa e desobediência após perseguição de motocicleta em alta…
Polícia Militar registra furto em empresa e tentativa de homicídio com disparos de arma de…
Empresários destacam início das obras do Sesc Senac em Goioerê no Podcast Gerson Convida.
Governador do Paraná, Ratinho Junior, surge como principal nome do PSD para disputar a Presidência…
Resultados do Enem 2025 foram divulgados pelo MEC e Inep. Estudantes podem consultar notas e…
Colégio Polivalente abre inscrições para Ensino Médio Profissional Integrado em Inteligência Artificial. Formação gratuita e…