Ouça aqui:

Clima atual

Goioerê/PR

--º

--º

PARANA

Operação Fake Care: Ministério Público desmantela esquema de corrupção

Ministério Público investiga desvio de 10 milhões de reais em contratos na área da saúde de município no Paraná.

Redação 104 News

Redação 104 News

Operação Fake Care: Ministério Público desmantela esquema de corrupção

Compartilhe:

Nesta quinta-feira, 9 de outubro, o Ministério Público do Paraná deflagrou a Operação Fake Care em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba. O objetivo da ação é desarticular uma organização criminosa que atua contra a administração pública, especialmente na área da saúde.

A Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos (SubJur) conduziu a investigação com apoio do Gaeco. Como resultado, as equipes cumpriram mandados de prisão preventiva e determinaram o afastamento de cargos públicos. Além disso, realizaram buscas em gabinetes da prefeitura, residências e escritórios em Curitiba e Fazenda Rio Grande.

Segundo o MPPR, o grupo criminoso operava por meio de contratações direcionadas. Eles selecionavam empresas para serviços de testagem domiciliar e levantamento estatístico. O esquema incluía o pagamento de propina a servidores públicos do alto escalão. Com isso, o prejuízo aos cofres municipais chegou a mais de R$ 10 milhões.

Entre os presos está o prefeito de Fazenda Rio Grande, Marco Marcondes (foto), reeleito em 2024 com 79,85% dos votos. As autoridades também detiveram Francisco Roberto Barbosa, atual secretário da Fazenda e ex-secretário da Saúde; Alberto Martins de Faria, auditor do Tribunal de Contas do Estado; e os empresários Samuel Antônio da Silva Nunes e Abrilino Fernandes Gomes, sócios da empresa investigada.

Posteriormente, a Justiça suspendeu o exercício da função pública de quatro dos cinco suspeitos. A motivação específica para as prisões ainda não está divulgada. Os nomes dos demais envolvidos permanecem em sigilo, que será levantado conforme as investigações avançarem.

Por fim, a operação reforça o compromisso do Ministério Público em combater a corrupção e proteger os recursos públicos, principalmente em áreas sensíveis como a saúde.

Leia também:

Compartilhe:

Links úteis

Participe do nosso grupo no WhatsApp

Siga-nos nas Redes sociais

MAIS LIDAS