Operação Fake Care: Ministério Público desmantela esquema de corrupção
Ministério Público investiga desvio de 10 milhões de reais em contratos na área da saúde de município no Paraná.

Nesta quinta-feira, 9 de outubro, o Ministério Público do Paraná deflagrou a Operação Fake Care em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba. O objetivo da ação é desarticular uma organização criminosa que atua contra a administração pública, especialmente na área da saúde.
A Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos (SubJur) conduziu a investigação com apoio do Gaeco. Como resultado, as equipes cumpriram mandados de prisão preventiva e determinaram o afastamento de cargos públicos. Além disso, realizaram buscas em gabinetes da prefeitura, residências e escritórios em Curitiba e Fazenda Rio Grande.
Segundo o MPPR, o grupo criminoso operava por meio de contratações direcionadas. Eles selecionavam empresas para serviços de testagem domiciliar e levantamento estatístico. O esquema incluía o pagamento de propina a servidores públicos do alto escalão. Com isso, o prejuízo aos cofres municipais chegou a mais de R$ 10 milhões.

Entre os presos está o prefeito de Fazenda Rio Grande, Marco Marcondes (foto), reeleito em 2024 com 79,85% dos votos. As autoridades também detiveram Francisco Roberto Barbosa, atual secretário da Fazenda e ex-secretário da Saúde; Alberto Martins de Faria, auditor do Tribunal de Contas do Estado; e os empresários Samuel Antônio da Silva Nunes e Abrilino Fernandes Gomes, sócios da empresa investigada.
Posteriormente, a Justiça suspendeu o exercício da função pública de quatro dos cinco suspeitos. A motivação específica para as prisões ainda não está divulgada. Os nomes dos demais envolvidos permanecem em sigilo, que será levantado conforme as investigações avançarem.
Por fim, a operação reforça o compromisso do Ministério Público em combater a corrupção e proteger os recursos públicos, principalmente em áreas sensíveis como a saúde.
Leia também:
Links úteis
Participe do nosso grupo no WhatsApp












