Com menos profissionais credenciados na cidade, a agenda tende a ficar concorrida. Portanto, planeje-se com antecedência para não ter documentação vencida.
A partir de 2025, a Polícia Federal (PF) passa a centralizar todos os processos,fluxos de registro e renovação dos colecionadores, atiradores desportivos e caçadores (CACs). Diante dessa mudança, torna-se essencial se organizar com antecedência: tanto o Certificado de Registro (CR) quanto o Certificado de Registro de Arma de Fogo (CRAF) dependem de avaliação psicológica e teste prático realizados exclusivamente por profissionais credenciados pela PF. Em Goioerê, como há apenas duas psicólogas habilitadas e não existe instrutor fixo de armamento e tiro, a disputa por horários, consequentemente, aumenta.
Fique sempre bem informado, siga o 104.news no whatsapp
Os CACs precisam, antes de mais nada, agendar a avaliação psicológica e o teste prático apenas com profissionais habilitados. Em Goioerê, a psicóloga Natália Tamura resume o cenário: “Como os testes só podem ocorrer com credenciados da PF e, na cidade, somos apenas duas psicólogas habilitadas — e eu sou uma delas —, a agenda naturalmente fica disputada.” Portanto, quanto antes você reservar sua vaga, melhor.
Enquanto as avaliações psicológicas, felizmente, acontecem com profissionais locais, os testes práticos dependem de IATs itinerantes. “Não temos instrutores de armamento e tiro atuando de forma permanente em Goioerê; eles vêm de fora. Por isso, a marcação de datas exige coordenação com deslocamentos e janelas de agenda”, explica Natália. Nesse cenário, quem se antecipa encontra horários com mais facilidade e, consequentemente, evita a documentação vencida. Assim, é necessário planejar-se, definir prioridades e confirmar as reservas com antecedência.
Serviço
Leia também:
Suspeita de sequestro termina em morte
Policia Rodoviária registra atropelamento fatal na Rodovia PR 323
Receita Federal alerta para golpe que usa nome e CPF reais em cobranças falsas; veja…
O que sua empresa precisa revisar antes de virar o ano
Governo do Paraná lança o portal Acerte Já, que reúne programas de renegociação de dívidas…
Ministério da Saúde começa a distribuir 673 mil doses da vacina contra o VSR. Imunização…
Operação da Polícia Civil do Paraná prende cinco pessoas por envolvimento no desvio de medicamentos…
PCPR, PMPR e IAT resgatam 36 aves silvestres e aplicam R$ 57 mil em multas…