Programa Mulher Atual +Agro é renovado e fortalece protagonismo feminino no campo
Com 18 anos de atuação, o Programa Mulher Atual +Agro ganha nova metodologia e conteúdos, ampliando a capacitação e liderança das produtoras rurais do Paraná.

Criado em 2008 pelo Sistema FAEP em parceria com sindicatos rurais, o Programa Mulher Atual +Agro chega aos 18 anos com uma proposta renovada. Ao longo desse período, já alcançou quase 29 mil participantes em todo o Paraná. Assim, consolidou-se como uma das principais ferramentas de capacitação voltadas às mulheres do campo.
A partir de 2026, o programa passa a contar com conteúdos atualizados, nova metodologia de ensino e carga horária ajustada. Dessa forma, a iniciativa acompanha a maturidade conquistada e as mudanças no perfil das participantes que se aproximam do Sistema FAEP.
Protagonismo feminino no agro
Segundo Ágide Eduardo Meneguette, presidente do Sistema FAEP, as reformulações refletem o cenário atual e o movimento impulsionado pela Comissão Estadual de Mulheres da FAEP (CEMF). Além disso, o programa fortalece a atuação feminina em diferentes frentes, como gestão da propriedade, empreendedorismo e participação institucional.
A coordenadora da CEMF, Lisiane Czech, reforça que a atualização amplia as oportunidades de desenvolvimento. Para ela, o programa contribui para potencializar capacidades individuais, fomentar habilidades e criar redes de apoio entre produtoras. “Quando uma mulher compartilha sua realidade, outras se identificam. Isso gera fortalecimento coletivo”, afirmou.
Nova metodologia e carga horária
O programa passa a ter carga horária de 48 horas, distribuídas em seis encontros presenciais. Cada encontro possui objetivos específicos e incorpora novos temas, alinhados às diretrizes educacionais do Sistema FAEP.
Além disso, a metodologia respeita os princípios da andragogia, voltada para adultos. Com isso, busca fortalecer pilares como identidade, inteligência emocional, comunicação, visão estratégica e rede de apoio. “A nova versão tem foco ainda maior no papel da mulher, destacando sua liderança e impacto na família, no negócio e na sociedade”, explicou a técnica Luciana Matsuguma.
Seleção de instrutores e turma-piloto
A renovação também envolveu a escolha de novos instrutores. Para isso, um edital recebeu mais de 100 inscrições e selecionou 44 profissionais, após etapas de avaliação técnica e pedagógica.
O novo conteúdo será testado em uma turma-piloto ao longo de janeiro. Em seguida, o programa seguirá para a formação das instrutoras e para a implementação definitiva da metodologia. A previsão é realizar mais de 120 turmas em 2026.
Portanto, o Mulher Atual +Agro reafirma seu papel estratégico na formação de lideranças femininas e no fortalecimento do agro paranaense. Com conteúdos renovados e metodologia atualizada, o programa amplia o protagonismo das mulheres no campo. Além disso, reforça sua importância na gestão das propriedades, no empreendedorismo e na vida comunitária.
Fonte: FAEP – Assessoria
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO E RECEBA NOTÍCIAS DO 104.NEWS
Leia também:
Links úteis
Participe do nosso grupo no WhatsApp












