A Defesa Civil do Paraná enviou quatro toneladas de alimentos e diversos itens essenciais para Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Estado.
Além disso, entregou 565 colchões, 370 kits dormitório, 154 kits de higiene, 100 kits de limpeza, 2.600 telhas e 54 rolos de lona.
Esses materiais atendem, de forma emergencial, famílias que sofreram com o tornado que destruiu cerca de 90% das estruturas da cidade na sexta-feira (7).
Como o município não possui estrutura para armazenar doações, a Defesa Civil orienta que os donativos sejam levados aos quartéis do Corpo de Bombeiros.
Nesse momento, a maior necessidade envolve materiais de construção, como telhas, calhas, rufos, forros de PVC, pregos, parafusos, postes e betoneiras.
Segundo o secretário Guto Silva, reconstruir os telhados das casas é urgente, principalmente diante da previsão de chuva para os próximos dias.
Além disso, ele destacou a importância de voluntários especializados, como pedreiros, eletricistas, encanadores e carpinteiros, para acelerar a recuperação das moradias.
O prefeito Sezar Bovino reforçou que a reconstrução das casas parcialmente destruídas precisa acontecer com urgência, antes de novas instabilidades climáticas.
No domingo (9), o governador Ratinho Junior sancionou uma lei que permite repasse direto de até R$ 50 mil por família atingida.
Enquanto isso, engenheiros da Cohapar e do CREA/PR avaliam os danos estruturais e preparam um programa emergencial de moradias para a população afetada.
Em Goioerê, o Corpo de Bombeiros recebe doações na Avenida Mauro Mori, ao lado do Ginásio 10 de Agosto, das 8h às 18h.
Por fim, estão sendo arrecadados alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal, materiais de limpeza e itens de uso doméstico para as famílias atingidas.
Fonte: AEN – Agência Estadual de Notícias
Receita Federal alerta para golpe que usa nome e CPF reais em cobranças falsas; veja…
O que sua empresa precisa revisar antes de virar o ano
Governo do Paraná lança o portal Acerte Já, que reúne programas de renegociação de dívidas…
Ministério da Saúde começa a distribuir 673 mil doses da vacina contra o VSR. Imunização…
Operação da Polícia Civil do Paraná prende cinco pessoas por envolvimento no desvio de medicamentos…
PCPR, PMPR e IAT resgatam 36 aves silvestres e aplicam R$ 57 mil em multas…