Reconhecimento, concedido pela Fin e Febraban, atesta rigor e excelência da instituição financeira cooperativa no combate a fraudes e golpes
O Sicredi recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o Selo de Prevenção a Fraudes 2025. Concedido pela Confederação Nacional das Instituições Financeiras (Fin) e pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a certificação foi concedida a 22 instituições financeiras. São instituições que adotam práticas rigorosas para prevenir fraudes e golpes, reforçando a segurança das operações. O evento de entrega do reconhecimento ocorreu no dia 18 de novembro, em São Paulo.
O Selo demonstra que a instituição financeira cooperativa apresenta processos eficientes para prevenir fraudes e golpes e conscientizar seus mais de 9,5 milhões de associados sobre os riscos. A avaliação considera critérios como uso de tecnologia, análise de risco, governança, parcerias estratégicas, ações educativas e de conscientização.
“Receber o Selo de Prevenção a Fraudes é um endosso importante que atesta o rigor e a maturidade das nossas políticas de segurança. Seguimos investindo de forma estratégica em tecnologia, processos e, acima de tudo, na educação e conscientização contínua de nossos associados, garantindo um ambiente financeiro seguro e confiável”, destaca Marcus Barboza, diretor executivo de Riscos do Sicredi.
A certificação requer a implementação de ações contínuas de conscientização para a prevenção de fraudes e golpes. Também são necessárias boas práticas na abertura e manutenção de contas, além de uma estrutura robusta de governança . Mecanismos de segurança focados na detecção, prevenção e tratamento de situações de risco também são requisitos. Criado em 2024, o Selo tem validade de 12 meses e poderá ser renovado após uma nova avaliação.
Para fortalecer a prevenção a fraudes, o Sicredi investe em soluções inovadoras que ampliam a segurança das transações. Entre elas estão o alerta ao enviar Pix, que identifica chaves suspeitas e orienta o associado; o bloqueio do aplicativo durante ligações ativas, evitando acessos indevidos; e o recurso Origem Verificada, que autentica chamadas para garantir a confiabilidade do contato.
Essas iniciativas reforçam o compromisso da instituição com a proteção dos associados e a integridade das operações financeiras. Mais informações na página: www.sicredi.com.br/site/seguranca/
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 9,7 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 3 mil agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.
A Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, uma das cooperativas do Sicredi, conta com 37 anos de história, 100 espaços de atendimento e mais de 280 mil associados (www.sicredi.com.br/coop/vale-piquiri/).
Receita Federal alerta para golpe que usa nome e CPF reais em cobranças falsas; veja…
O que sua empresa precisa revisar antes de virar o ano
Governo do Paraná lança o portal Acerte Já, que reúne programas de renegociação de dívidas…
Ministério da Saúde começa a distribuir 673 mil doses da vacina contra o VSR. Imunização…
Operação da Polícia Civil do Paraná prende cinco pessoas por envolvimento no desvio de medicamentos…
PCPR, PMPR e IAT resgatam 36 aves silvestres e aplicam R$ 57 mil em multas…