SAÚDE

Varizes: Um Alerta para Perigos Ocultos

Goioerê, 06/10/25 – Muitas vezes vistas apenas como uma questão estética, as varizes representam um problema de saúde muito mais profundo do que se imagina. Foi com essa clareza que o médico Dr. João Galvanin, que realiza tratamento de varizes sem cirurgia, participou de um bate-papo no programa “Almanaque” da 104 FM, desmistificando a condição e alertando sobre a importância crucial da prevenção e do tratamento adequado.

Dr. João Galvanin realizando tratamento de varizes sem cirurgia

A discussão, que cativou os ouvintes e agora chega ao nosso site, trouxe à tona que as varizes são como um “iceberg”, onde a ponta visível esconde uma complexidade muito maior. “Eu sempre dou um exemplo no consultório chamado iceberg. Você vê uma pontinha pra cima e não sabe do tamanho do bloco de gelo que tem por baixo”, explicou o Dr. Galvanin. Ele destacou, dessa forma, que muitas pessoas ignoram a real gravidade da doença.

Saiba o que acontece, em primeira mão, pelo nosso grupo de notícias no WhatsApp

Hereditariedade e Primeiros Sinais

Primeiramente, a herança genética é um dos principais fatores para o desenvolvimento das varizes. Mesmo com a predisposição genética, entretanto, a detecção precoce é crucial. Quais seriam, portanto, os sintomas relevantes para buscar ajuda? O Dr. João Galvanin lista: “Cansaço, peso ou visualização dos vasinhos [pequenas veias]”.

Além disso, muitos pacientes buscam ajuda por questões meramente estéticas. No entanto, o que parece superficial pode ser um reflexo de um problema interno sério. O médico alerta, que se tratar apenas as veias visíveis sem investigar a causa profunda , o problema retornará, já que a causa raiz não foi resolvida.

Para entender a origem do problema, o exame Doppler, realizado no consultório, é fundamental. O Dr. Galvanin que esse exame revela se as válvulas dentro das veias, que deveriam impedir o refluxo do sangue para os pés, estão funcionando corretamente.

Riscos Reais de Não Tratar as Varizes

Ignorar as varizes pode levar a complicações sérias. Inicialmente, o sangue estagnado pode causar inchaço. Posteriormente, surgem as manchas marrons na pele, que caracterizam a doença venosa crônica. Além disso, a pele se torna “ultrassensível, muito fragilizada“.

Para ilustrar a gravidade, uma simples picada de mosquito pode evoluir para uma úlcera, que é o estágio final e mais grave da insuficiência venosa crônica. O Dr. Galvanin ressalta, com ênfase:, sobre o risco de trombose, alertando que a condição pode ser grave e, certamente, não deve ser encarada como uma brincadeira.

Avanços no Tratamento sem Cirurgia e o Tabu Masculino

A boa notícia é que a área vascular evoluiu muito nos últimos 10 anos. De fato, hoje existem técnicas minimamente invasivas, como laser e espuma, que permitem o tratamento de varizes sem a necessidade de cirurgia tradicional. “Com o tratamento feito com a espuma de Polidocanol, o paciente faz o procedimento e pode voltar pro seu trabalho na mesma hora”, garantiu o Dr. Galvanin, desmistificando a ideia de longas recuperações e reforçando sua abordagem não cirúrgica.

Adicionalmente, a prática de atividades físicas, como a musculação, fortalece a panturrilha e auxilia significativamente no retorno venoso.

O Tabu Masculino na Saúde Vascular Um ponto de destaque na conversa foi a relutância dos homens em buscar tratamento. “Os homens são mais relutantes, pois não se incomodam muito com a estética“, comenta o Dr. Galvanin. No entanto, ele enfatiza que as varizes não são apenas um problema estético e podem levar a riscos graves para a saúde de todos, independentemente do gênero.

Convide um amigo para nosso grupo de WhatsApp do 104.news e receber as notícias em primeira mão

A Importância do Check-up Vascular

O Dr. Galvanin fez um apelo para a realização do “check-up vascular”. Similarmente a exames preventivos para o coração, diabetes e pressão arterial, é fundamental verificar a saúde das veias, mesmo sem sintomas aparentes. A prevenção é sempre mais barata e eficaz que o tratamento de uma doença avançada.

Se você identificou algum sintoma ou tem histórico familiar de varizes, não adie a consulta. O Dr. João Galvanin, médico que realiza tratamento de varizes sem cirurgia, atende no Instituto Urbano, na Avenida Mauro Mori, e pode ser contatado pelo telefone (44)92000-4591 para agendamentos e informações via WhatsApp. Para visualizar os procedimentos e saber mais, ele também mantém vídeos e informações em seu Instagram

Esta matéria é um resumo do bate-papo realizado no programa Almanaque da 104 FM com o Dr. João Galvanin CRM-PR 12358

Elisangela Gloor

Recent Posts

Direção perigosa: Motociclista foge da PM e acaba detido

Polícia Militar registra ocorrência de direção perigosa e desobediência após perseguição de motocicleta em alta…

17 horas ago

Dois crimes em menos de 24 horas em Goioerê

Polícia Militar registra furto em empresa e tentativa de homicídio com disparos de arma de…

18 horas ago

Novo episódio do Podcast Gerson Convida

Empresários destacam início das obras do Sesc Senac em Goioerê no Podcast Gerson Convida.

2 dias ago

Ratinho Junior ganha força no PSD para 2026

Governador do Paraná, Ratinho Junior, surge como principal nome do PSD para disputar a Presidência…

2 dias ago

Notas do Enem 2025 já estão disponíveis

Resultados do Enem 2025 foram divulgados pelo MEC e Inep. Estudantes podem consultar notas e…

2 dias ago

Goioerê lança curso técnico em Inteligência Artificial no Ensino Médio

Colégio Polivalente abre inscrições para Ensino Médio Profissional Integrado em Inteligência Artificial. Formação gratuita e…

2 dias ago