O verão 2025/2026 começa oficialmente neste domingo (21), às 12h03, marcado pelo Solstício de Verão. Após uma primavera típica, com eventos extremos e grandes acumulados de chuva, o Paraná se prepara para dias mais longos, temperaturas elevadas e precipitações características da estação.
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), janeiro terá chuvas intensas e acima da média em várias regiões do Estado. Entretanto, entre fevereiro e março, a irregularidade será maior, com algumas áreas enfrentando períodos secos e outras registrando volumes acima da média.
Historicamente, o verão é a estação com maiores acumulados de chuva no Paraná. Ao contrário da primavera, marcada por tempestades severas, o verão apresenta pancadas mais volumosas, geralmente entre a tarde e a noite, de curta duração, mas que podem ocasionar raios, rajadas de vento e granizo.
Segundo a meteorologista Júlia Munhoz, “nessa estação, temos maior frequência de atuação dos sistemas convectivos de mesoescala, com linhas de instabilidade, aglomerados de nuvens e tempestades localizadas. Normalmente estas instabilidades são potencializadas por uma atmosfera mais aquecida e com taxas de umidade elevadas”.
O fenômeno La Niña deve permanecer até fevereiro com probabilidade pouco acima de 50%, e reduzir para cerca de 20% entre fevereiro e março. Dessa forma, os impactos no clima serão pequenos. Ainda assim, as temperaturas devem ficar dentro ou acima da média, especialmente em março, quando historicamente os valores são mais baixos.
O meteorologista Lizandro Jacóbsen detalha que “em janeiro, massas de ar quente e úmido irão ocasionar pancadas fortes de chuva entre a tarde e a noite, deixando o acumulado mensal ligeiramente acima da média climatológica. Já entre fevereiro e março, teremos bastante irregularidade, tanto espacial quanto temporal, da chuva sobre o Estado”.
Em março, os dias consecutivos com chuva tendem a diminuir, mas as temperaturas devem permanecer acima da média histórica, reforçando a sensação de calor.
Impacto para a população Com previsão de calor intenso e chuvas irregulares, o Simepar alerta para atenção redobrada da população. Além disso, recomenda cuidados com hidratação, proteção contra o sol e atenção às pancadas de chuva que podem causar transtornos localizados
Empresários que definem uma visão clara de 3 anos e executam 3 ações transformadoras específicas…
O ortopedista Dr. Guilherme Martins detalha os tipos mais comuns e orienta pais sobre os…
Pedro Coelho, prefeito de Goioerê, comenta desafios, conquistas e projetos futuros em entrevista ao podcast…
Goioerê será contemplada com o projeto Rua Coberta, avaliado em R$ 3 milhões, fruto da…
Ocorrências policiais nesta quinta-feira resultaram em cumprimento de mandados de prisão e recuperação de carretinha…
Estudo da UEPG mostra que o uso de plantio direto e terraços reduz danos ao…