Biometria do INSS: Com a março se aproximando, segurados se perguntam se o pagamento pode ser cortado por falta de digitais cadastradas. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
A comprovação da biometria tornou-se um requisito para novos pedidos de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desde novembro do ano passado. Essa exigência, que cumpre o Decreto Nº 12.561 e regulamenta o artigo 1º da Lei nº 15.077, assim fortalece o combate a fraudes. No entanto, é fundamental esclarecer que, embora a biometria seja um requisito para novos pedidos, o INSS não suspenderá automaticamente o pagamento em março de quem já recebe aposentadoria, pensão ou auxílio por falta de digitais cadastradas.
Participe do nosso grupo e receba as notícias no seu WhatsApp
A resposta é não. O INSS garante que não haverá bloqueio automático de pagamentos para quem já recebe. Por outro lado, se o INSS precisar de alguma atualização biométrica para um beneficiário atual, ele comunicará individualmente e com bastante antecedência. Isso permitirá que o cidadão providencie a Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou outro documento aceito, sem afetar o recebimento do seu benefício.
O decreto, contudo, prevê algumas situações específicas em que o INSS dispensa temporariamente a exigência da biometria, ou enquanto o poder público não oferecer alternativas. São elas:
Além disso, o INSS temporariamente dispensa a biometria para quem solicitar os seguintes benefícios até 30 de abril de 2026:
A implementação da biometria no INSS ocorrerá em fases, garantindo uma transição organizada:
Portanto, se você já recebe aposentadoria ou pensão, pode ficar tranquilo, pois o INSS não bloqueará seu benefício no pagamento de março por conta da biometria. Mantenha-se informado e, em caso de dúvidas, procure os canais oficiais do INSS.
Leia também:
Corpo estava em avançado estado de esqueletização. Colheitadeira passou sobre os restos mortais durante o…
Serviços essenciais, como coleta de lixo e atendimento de saúde, funcionarão normalmente. Posto Central terá…
Produtos como emagrecedores, azeites e perfumes eram transportados sem documentação. Ocorrência foi na PR-317.
Mensagens orientam sobre novos limites da tributação. Governo alerta para golpes e reforça canais oficiais.
Mandado foi expedido pela Comarca de Terra Boa. Após abordagem, suspeito foi encaminhado ao DEPEN.
Condenado por roubo, receptação e desobediência tentou dar nome falso durante abordagem. Motocicleta irregular também…