A Anvisa emitiu um alerta sobre o risco de deficiência de vitamina B6 em pacientes que utilizam medicamentos com carbidopa/levodopa. Esses remédios tratam a doença de Parkinson. Além disso, a agência informou que a deficiência pode estar associada a convulsões. A decisão ocorreu após a FDA identificar casos semelhantes nos Estados Unidos. Dessa forma, a Anvisa adotou medidas preventivas para ampliar a segurança dos pacientes. A agência também determinou a atualização da bula do medicamento Carbidol. Até o momento, não há casos semelhantes notificados no Brasil.
A Anvisa tomou a decisão depois que a FDA identificou casos de convulsões. Esses casos estavam ligados à deficiência de vitamina B6 em pacientes em uso do medicamento. A agência norte-americana é responsável pela regulação de remédios nos Estados Unidos. A partir dessa avaliação, a Anvisa adotou ações preventivas. O objetivo é ampliar a segurança dos pacientes. Além disso, a agência quer fortalecer o monitoramento desse possível risco. Por isso, a medida tem caráter preventivo. A Anvisa reforçou que não há registros de casos semelhantes no Brasil até o momento.
Como medida de segurança, a Anvisa determinou a atualização da bula do Carbidol. O medicamento é composto por carbidopa e levodopa. A nova bula incluirá informações sobre o risco de deficiência de vitamina B6. Além disso, a agência recomendou a avaliação dos níveis da vitamina antes do início do tratamento. Essa avaliação também deve ocorrer de forma periódica durante o uso do remédio. Dessa forma, os profissionais de saúde podem identificar precocemente possíveis sinais de deficiência. Consequentemente, o tratamento se torna mais seguro para os pacientes.
A Anvisa orienta os profissionais de saúde a ficarem atentos aos sinais de deficiência de vitamina B6. Entre os sintomas, estão convulsões e outros problemas neurológicos. Por isso, os médicos devem monitorar os pacientes durante o tratamento. Além disso, a agência recomenda que os profissionais informem os pacientes sobre o risco. Dessa forma, todos podem contribuir para o uso seguro do medicamento. A avaliação periódica dos níveis da vitamina também é fundamental. Assim, é possível ajustar a dose ou adotar outras medidas necessárias. A Anvisa reforça que a ação tem caráter preventivo.
Em nota, a Anvisa informou que a decisão foi tomada após a identificação dos casos pela FDA. A agência afirmou que a avaliação das evidências levou à adoção de ações preventivas. O objetivo é ampliar a segurança dos pacientes e fortalecer o monitoramento. A Anvisa também reforçou que não foram identificados casos semelhantes no Brasil. A ação visa ampliar as informações disponíveis aos profissionais de saúde e aos pacientes. Dessa forma, a agência contribui para o uso seguro desses medicamentos. Além disso, busca a identificação precoce de possíveis sinais de deficiência de vitamina B6 durante o tratamento.
Pacientes que usam carbidopa/levodopa devem conversar com seus médicos. É importante relatar qualquer sintoma incomum, como convulsões ou alterações neurológicas. Além disso, o paciente pode solicitar a avaliação dos níveis de vitamina B6. Dessa forma, o médico pode tomar as medidas necessárias. A Anvisa recomenda que ninguém interrompa o tratamento por conta própria. Por isso, qualquer mudança deve ocorrer com orientação médica. A agência segue monitorando o caso e poderá adotar novas medidas. Por fim, a atualização da bula do Carbidol ajuda a informar pacientes e profissionais. Assim, todos podem usar o medicamento com mais segurança.
Fonte:AGÊNCIA BRASIL
Comunicado interno do presidente tem três determinações. Cooperativa Frimesa responde por 52% da carne suína…
Semifinais neste sábado e títulos no domingo. Ao todo, 38 equipes de 20 cidades passam…
Com chuva forte prevista, as paróquias de Goioerê transferiram as missas de Finados para as…
A Polícia Militar atendeu oito ocorrências em Umuarama entre a noite de 30 e a…
Acidente fatal na PR-558, em Peabiru, mata passageira de 59 anos após queda de motocicleta…
Equipe policial cumpre mandado de prisão em aberto contra homem de 34 anos em Quarto…