Por Redação 104.news
Publicado em 16/09/2025
A saúde bucal infantil tem ganhado, cada vez mais, destaque nas conversas entre pais, professores e profissionais de saúde. Por isso, para esclarecer dúvidas sobre o tema, a Dra. Lourdes Coelho, referência em ortodontia preventiva e ortopedia facial, conversou com os ouvintes da 104 FM. Assim, ela trouxe orientações essenciais para quem busca o melhor sorriso para seus filhos.
De acordo com a especialista, a correção ortodôntica precoce deve começar ainda na infância, preferencialmente antes dos 8 anos de idade. “A intervenção precoce pode evitar problemas graves na dentição permanente, facilitando tratamentos menos invasivos no futuro”, destaca a Dra. Lourdes. Portanto, o acompanhamento desde cedo permite corrigir hábitos prejudiciais e orientar o crescimento adequado dos ossos da face.
Fique bem informado, faça parte do nosso grupo de Whatsapp
Embora a genética influencie o desalinhamento dental, fatores ambientais também têm papel fundamental. “Hábitos como respiração bucal, chupeta prolongada, sucção de dedo e até roer unhas podem comprometer o crescimento ósseo e o posicionamento dos dentes”, salienta a especialista. Ou seja, é fundamental que mães e responsáveis observem sinais como o fechamento irregular dos dentes durante a troca dentária e mordidas cruzadas. Dessa forma, é possível garantir a detecção precoce e buscar a correção ortodôntica precoce quando necessário.
Durante a entrevista, ficou claro que ortodontia e ortopedia facial, embora complementares, possuem funções distintas no tratamento odontológico infantil. “A ortodontia se utiliza de aparelhos para alinhar os dentes, enquanto a ortopedia busca corrigir disfunções ósseas e estimular o reposicionamento correto da mandíbula através de estímulos neuromusculares”, explica Dra. Lourdes. A escolha do aparelho, portanto, depende de um diagnóstico preciso das necessidades de cada paciente.
Segundo Dra. Lourdes, quanto antes o tratamento for iniciado — a partir dos 7 anos é o ideal —, melhores são os resultados. “Intervir cedo contribui para uma higienização mais fácil, melhora a mastigação, potencializa a saúde da gengiva e ainda evita procedimentos invasivos no futuro.” Além disso, a qualidade de vida da criança também melhora significativamente, refletindo em autoestima, saúde e desenvolvimento social. Portanto, a correção ortodôntica precoce é fundamental para garantir um desenvolvimento saudável.
“O acompanhamento odontológico infantil não é só uma questão estética. É saúde, qualidade de vida e prevenção de problemas que podem se estender até a vida adulta.”
– Dra. Lourdes Coelho.
Assim, o conselho da Dra. Lourdes é claro: fique atento ao desenvolvimento bucal dos pequenos, observe a troca dos dentes e procure um dentista de confiança caso note desalinhamento ou mordida cruzada. O investimento em cuidado preventivo é, sem dúvida, o melhor caminho para garantir sorrisos saudáveis e felizes!
Ouça e assista a entrevista completa, clicando aqui!
Atendimento Especializado
Dra. Lourdes Coelho atende na Mais Saúde, Av. Francisco Scarpari, número 07 – CRO PR 4764.
Polícia prende homem de 31 anos por violência à companheira em Campo Mourão. Vítima sofreu…
Sete presos por movimentar R$ 10 milhões em cetamina, droga veterinária desviada. Operação conjunta desarticula…
Governo do Paraná entrega 150 ambulâncias UTI para ampliar atendimentos de urgência em todas as…
Santa Casa de Goioerê recebe R$ 600 mil via emenda de Zeca Dirceu para fortalecer…
A grave crise do leite no Brasil escancara uma disputa silenciosa entre narrativas oficiais e…
Há 6 anos, Goioerê iniciou a conquista da UTI da Santa Casa, inaugurada em 2020…