O Ministério Público do Estado do Paraná voltou a cobrar a Prefeitura de Goioerê pela exoneração de servidores comissionados nomeados em decorrência de um suposto acordo político para a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal. A medida integra uma Ação Civil Pública que busca a nulidade dos atos administrativos por desvio de finalidade e violação aos princípios constitucionais da moralidade, impessoalidade e separação dos poderes.
Segundo o MP, as nomeações não seguiram critérios técnicos nem atenderam ao interesse público, sendo fruto de um arranjo político entre o Executivo e o Legislativo. A crise política instalada na Câmara Municipal de Goioerê reforça essa tese: no dia 1º de setembro, os vereadores Patrik Pelói e Mayk Ramalho renunciaram aos cargos de 1º e 2º secretários da Mesa Diretora, respectivamente, alegando quebra de acordo por parte do presidente da Casa, Joaquim Rafael Neto.
Na mesma data, Elaine Nogueira — esposa do presidente da Câmara — foi exonerada de um cargo comissionado no Executivo, conforme Portaria nº 664/2025. Em nota oficial divulgada em 2 de setembro, Joaquim Rafael Neto reconheceu que a crise gerou “consequências em desfavor de pessoas próximas”, evidenciando o vínculo pessoal nas nomeações.
Além de Elaine Nogueira, outros três servidores estão sendo questionados pelo Ministério Público:
Para o MP, os cargos foram ocupados por interesses políticos e não por necessidade administrativa. A Promotoria reitera o pedido de tutela de urgência e solicita que a Justiça declare a nulidade das nomeações impugnadas.
Polícia Militar registra ocorrência de direção perigosa e desobediência após perseguição de motocicleta em alta…
Polícia Militar registra furto em empresa e tentativa de homicídio com disparos de arma de…
Empresários destacam início das obras do Sesc Senac em Goioerê no Podcast Gerson Convida.
Governador do Paraná, Ratinho Junior, surge como principal nome do PSD para disputar a Presidência…
Resultados do Enem 2025 foram divulgados pelo MEC e Inep. Estudantes podem consultar notas e…
Colégio Polivalente abre inscrições para Ensino Médio Profissional Integrado em Inteligência Artificial. Formação gratuita e…