O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), núcleo de Umuarama, deflagrou na manhã desta quarta-feira (10) a Operação Fratura Exposta, que investiga um médico ortopedista suspeito de delegar cirurgias custeadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a médicos residentes, enquanto atendia pacientes particulares em seu consultório.
Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, além de ordens judiciais de afastamento da função pública. As ações ocorreram na residência do médico, em um hospital e em uma clínica particular da cidade. Celulares e materiais diversos foram apreendidos e serão periciados para auxiliar nas investigações.
Segundo o Ministério Público do Paraná, o profissional recebia remuneração do SUS para realizar os procedimentos, mas não os executava pessoalmente. Com isso, os pacientes eram atendidos por médicos em formação, sem a supervisão exigida pelo programa de residência médica — prática que, além de configurar crime, compromete a segurança dos pacientes e a formação dos residentes.
Os residentes envolvidos recebiam apenas a bolsa-auxílio regular, sem qualquer pagamento adicional pelos procedimentos realizados. A ausência de orientação adequada expunha os jovens profissionais a situações potencialmente antiéticas e prejudiciais à sua capacitação.
A investigação segue em andamento e o material apreendido poderá servir como prova para responsabilização do médico, caso as irregularidades sejam confirmadas.
Fonte: MPPR – Assessoria
Polícia Militar registra ocorrência de direção perigosa e desobediência após perseguição de motocicleta em alta…
Polícia Militar registra furto em empresa e tentativa de homicídio com disparos de arma de…
Empresários destacam início das obras do Sesc Senac em Goioerê no Podcast Gerson Convida.
Governador do Paraná, Ratinho Junior, surge como principal nome do PSD para disputar a Presidência…
Resultados do Enem 2025 foram divulgados pelo MEC e Inep. Estudantes podem consultar notas e…
Colégio Polivalente abre inscrições para Ensino Médio Profissional Integrado em Inteligência Artificial. Formação gratuita e…