O Governo do Estado abriu nesta quinta-feira (12) as inscrições para o primeiro edital do programa CNH Social no Paraná. A iniciativa garante aulas de direção e isenção de todas as taxas dos exames teóricos e práticos. São 4 mil vagas para pessoas com renda familiar de até 3 salários mínimos.
Oportunidade
As vagas são para a primeira habilitação. O candidato pode escolher entre categoria A (moto) ou B (carro). O programa atende todos os 399 municípios do Estado.
Os interessados devem se inscrever até 14 de março. O site é cnhsocial.detran.pr.gov.br. Lá, também está disponível o edital com todas as informações. Pelo portal, o candidato acompanha todo o processo, das aulas aos exames, até a emissão do documento.
Benefícios
Quem escolher a categoria B já recebe a carteira com a observação de atividade remunerada. O sistema encaminha o candidato para uma autoescola credenciada no próprio município.
Reserva de vagas
Do total de vagas, 10% são reservadas para estudantes da rede pública estadual. Outros 10% são para mulheres. Há ainda 5% para pessoas com deficiência.
Para participar, é preciso:
Não podem participar pessoas com a carteira suspensa ou cassada.
Impacto social
O diretor-presidente do Detran do Paraná, Santin Roveda, destacou o impacto do programa. Segundo ele, a iniciativa promove inclusão social e oportunidades.
O resultado final será divulgado em 31 de março. A consulta será feita no site do programa. O Detran também abriu edital para credenciar autoescolas interessadas em participar.
Corpo estava em avançado estado de esqueletização. Colheitadeira passou sobre os restos mortais durante o…
Serviços essenciais, como coleta de lixo e atendimento de saúde, funcionarão normalmente. Posto Central terá…
Produtos como emagrecedores, azeites e perfumes eram transportados sem documentação. Ocorrência foi na PR-317.
Mensagens orientam sobre novos limites da tributação. Governo alerta para golpes e reforça canais oficiais.
Mandado foi expedido pela Comarca de Terra Boa. Após abordagem, suspeito foi encaminhado ao DEPEN.
Condenado por roubo, receptação e desobediência tentou dar nome falso durante abordagem. Motocicleta irregular também…