PARANA

Paraná endurece regras para trânsito de animais e reforça combate à brucelose e tuberculose

O Paraná deu mais um passo importante na defesa sanitária com a publicação da Portaria nº 13/2026 da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar). A norma, em vigor desde 12 de janeiro, estabelece regras mais rígidas para o trânsito de bovinos e búfalos, reforçando o combate à brucelose e à tuberculose bovinas. Essas doenças comprometem a saúde dos rebanhos e representam risco para a produção agropecuária.

Restrições ao trânsito de animais

A medida proíbe a entrada e saída de bovinos e bubalinos de propriedades em processo de saneamento sanitário. Somente após a conclusão de todas as etapas exigidas pela Adapar, os animais poderão circular.

Quando há compartilhamento de pastagens, instalações ou equipamentos, todas as áreas da propriedade passam a ser classificadas como foco sanitário. Nesse caso, o produtor deve cumprir integralmente as exigências do processo de saneamento.

Exceções e procedimentos

A única exceção prevista é a movimentação de animais destinados exclusivamente ao abate, que continua permitida. Já a venda, doação ou transferência de animais vivos permanece proibida até a regularização sanitária da propriedade.

Desta forma, o saneamento só é considerado concluído após exames com resultados negativos em todos os animais elegíveis. Nos casos não previstos, o produtor deve formalizar a situação junto à Adapar, que avalia tecnicamente por meio da Divisão de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose (DIBT).

Impacto na defesa sanitária

Segundo o presidente do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette, o Paraná já alcançou o status de área livre de febre aftosa sem vacinação. Agora, o desafio é avançar no combate à brucelose e à tuberculose, elevando ainda mais o padrão sanitário do rebanho.

As medidas buscam reduzir riscos de propagação silenciosa das doenças, que podem estar presentes sem sinais evidentes. Além disso, o controle rigoroso do trânsito de animais ajuda a minimizar falhas nos diagnósticos, especialmente em fases iniciais das infecções.

Reflexos econômicos e estratégicos

Meneguette destaca que ampliar o controle dessas doenças significa abrir portas para mercados mais exigentes. O acordo entre Mercosul e União Europeia, por exemplo, pode colocar os produtos paranaenses diante de mais de 450 milhões de consumidores.

Dados da DIBT mostram que, em 2025, houve queda de 17% nos focos de brucelose bovina em comparação com 2024. Já os casos de tuberculose bovina cresceram 4,5%, reflexo da intensificação da vigilância e da maior capacidade de detecção.

Redução de prejuízos no campo

As ações têm auxiliado na diminuição dos prejuízos no meio rural. Somente com o abate sanitário de animais infectados, as perdas ultrapassam R$ 8 milhões por ano no Paraná.

Portanto, a nova portaria representa um avanço estratégico para proteger os rebanhos, reduzir perdas econômicas e garantir maior competitividade ao agronegócio paranaense.

Fonte: FAEP – Assessoria

Leia também:

Redação 104 News

Recent Posts

Homem é preso após agredir companheira

Polícia Militar prende homem de 30 anos por agressão contra mulher e dano . Fato…

4 segundos ago

Mais uma Hilux é furtada na região; ROTAM apreende carga irregular de eletrônicos

Polícia Militar registra furto de caminhonete Hilux e apreende 16 aspiradores de pó em operação…

11 minutos ago

Anvisa proíbe venda de canetas emagrecedoras sem registro no país

Agência Nacional de Saúde (Anvisa) publicou portaria proibindo os produtos popularmente conhecidos como “canetas emagrecedoras…

5 horas ago

Goioerê inicia novena da padroeira Nossa Senhora das Candeias

Paróquia de Goioerê promove novena e festa da padroeira Nossa Senhora das Candeias com missas,…

9 horas ago

Polícia Rodoviária apreende mais de 231 kg de maconha em operação na PR-323

Polícia Rodoviária apreende 231 kg de maconha em operação de fiscalização na PR-323

11 horas ago

PM registra duas ocorrências na madrugada: descumprimento de medida judicial e furto qualificado

Polícia Militar registra duas ocorrências na madrugada desta quarta-feira, 21 de janeiro, : drogas e…

12 horas ago