O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) confirmou nesta segunda-feira (10) a ocorrência de três tornados no estado. Os fenômenos aconteceram durante as tempestades da última sexta-feira (07). Inicialmente, só se conhecia o tornado em Rio Bonito do Iguaçu. Agora, no entanto, somam-se a esse registro mais dois eventos: em Turvo e em Guarapuava.
Para chegar a essas conclusões, os meteorologistas analisaram dados de radar, vídeos e relatos. Além disso, realizaram sobrevoos e vistorias em campo. Atualmente, a equipe ainda estuda outras ocorrências suspeitas.
Segundo o Simepar, as condições atmosféricas da sexta-feira favoreceram as tempestades severas. Havia, por exemplo, grande quantidade de calor e umidade. Os ventos também intensificavam e mudavam de direção conforme a altitude.
Por volta das 18h, uma tempestade supercelular atingiu Rio Bonito do Iguaçu. Dessa tempestade, formou-se um tornado categoria F3 na escala Fujita. Seus ventos alcançaram entre 300 km/h e 330 km/h, causando sérios danos urbanos.
Posteriormente, outras duas tempestades severas geraram tornados. O primeiro foi em Guarapuava, na região de Entre Rios, classificado como F2 com ventos de 250 km/h. Já o segundo ocorreu em Turvo, ao sul do centro urbano, também F2, porém com ventos em torno de 200 km/h.
Por fim, as confirmações basearam-se em imagens do radar de Cascavel e em sobrevoos com meteorologistas e bombeiros. Igualmente, foram cruciais os registros da população e da imprensa.
Receita Federal alerta para golpe que usa nome e CPF reais em cobranças falsas; veja…
O que sua empresa precisa revisar antes de virar o ano
Governo do Paraná lança o portal Acerte Já, que reúne programas de renegociação de dívidas…
Ministério da Saúde começa a distribuir 673 mil doses da vacina contra o VSR. Imunização…
Operação da Polícia Civil do Paraná prende cinco pessoas por envolvimento no desvio de medicamentos…
PCPR, PMPR e IAT resgatam 36 aves silvestres e aplicam R$ 57 mil em multas…