As forças de segurança do Paraná acabam de receber um significativo reforço tecnológico. Ele contribuirá decisivamente para o monitoramento e o combate à criminalidade em todo o Estado. Nesta sexta-feira, o governador Carlos Massa Ratinho Junior realizou a entrega de 243 drones. Equipes da Secretaria de Estado da Segurança Pública, Corpo de Bombeiros e das polícias Militar, Civil, Científica e Penal utilizarão os equipamentos em suas operações.
Esta iniciativa representa a maior entrega de drones de uma só vez já realizada no Brasil. O investimento totaliza 12 milhões e 200 mil reais em aeronaves e acessórios. Com este novo lote, o Paraná agora conta com um robusto total de 298 equipamentos em operação. O governador Ratinho Junior destacou que esse reforço tecnológico é resultado de uma mudança estrutural na forma de investir em segurança pública.
O secretário de Estado da Segurança Pública, Hudson Teixeira, também se manifestou. Ele enfatizou que o investimento expande consideravelmente o uso da tecnologia em todas as áreas da segurança pública.
Os novos drones oferecem alta autonomia de voo, alcançando até 45 minutos. Além disso, eles vêm equipados com câmeras termais, alto-falantes, zoom de longo alcance e sensores de alta resolução. A Polícia Militar recebeu a maior parte dos equipamentos: 118 unidades. Para o comandante-geral da PM, coronel Jefferson Silva, os drones fortalecem tanto o policiamento ostensivo quanto o trabalho de inteligência.
A Polícia Civil, por sua vez, recebeu 58 drones. Os dispositivos serão empregados principalmente em operações de investigação. O objetivo é otimizar a coleta de dados e provas. O delegado-geral da instituição, Silvio Rockembach, ressaltou que a tecnologia fortalece a produção de provas de maneira incontestável.
Vale lembrar que, em setembro do ano passado, o governador Ratinho Junior já havia anunciado um grande pacote de investimentos. Este incluía cinco novos helicópteros, 91 viaturas, 1.544 fuzis e equipamentos ópticos e táticos de última geração.
Para conferir a lista completa de drones destinada a cada força de segurança do Estado, acesse parana.pr.gov.br/aen
Somente em Goioerê, foram injetados R$ 6.300.000,00 que impulsionam a economia local
João Paulo Gomes de Andrade foi morto na madrugada desta sexta-feira na Rua Marinho Tavares;…
Perfis inflados, resultados vazios: por que comprar seguidores ainda destrói reputações em 2026
Com seis dias de entrada gratuita e atrações para toda a família, feira agendada para…
Com foco na inclusão e bem-estar, iniciativa pioneira capacita merendeiras
Desvendando mitos e buscando o prazer num bate-papo com a médica Ginecologista Dra. Alessandra de…